Na Varanda, por Edson Sombra

CLDF, casa do povo ou trampolim para o TCDF?
CLDF o povo  é um simples detalhe? / foto: CLDF
Hoje começam os trabalhos na Câmara Legislativa do Distrito Federal, e  Wasny de Roure o novo presidente, terá a dura missão de mostrar ao DF que foi eleito para o biênio 2013/2014 porque seu nome representa o melhor para aquela casa e para a população. Afinal, para quem conhece como foi conduzido todo o emaranhado que o levou à vitória, vive a expectativa de ver desmentidos uma série de fatos que habitualmente, não são tornados públicos, os ditos compromissos assumidos para se chegar a um cargo. ...
Wasny, como é conhecido o novo presidente da casa, tem a fama de conciliador, avesso a pronunciamentos explosivos, prefere um mal acordo a uma boa briga,  não ruge como uma fera, não é vaquinha de presépio e nem é de dar curto-circuito, mas  terá que fazer do alto da cadeira de presidente o mesmo que faz um árbitro no octógono para tentar evitar que as sessões da casa se tornem espetáculos de MMA. É que o primeiro ano do mandato de presidente ao período eleitoral, onde os ânimos estarão acirrados em muito, o que o levará a utilizar seus profundos conhecimentos religiosos para manter o mínimo de paz naquele lugar.
Por outro lado, Wasny terá que ser forte para não sucumbir às tentações. As notícias de bastidores durante o período pré-eleitoral para a presidência da Câmara Legislativa, davam conta que o presidente eleito havia se submetido à uma suposta empreitada, não para cumprir os dois anos de mandato, e sim para abortar a tentativa do deputado Patrício de se reeleger para o cargo, seguindo determinação do Palácio do Buriti.
Naquele momento, o nome de Wasny era o único que representava a segurança de uma eleição digamos, mais tranquila para o Buriti. Como em tudo na política, a escolha do governador teve que ser a menos traumática e com melhores chances de vitória. Dentro dos quadros do PT os demais parlamentares não representavam a segurança que o atual governador desejava, Arlete Sampaio e Chico Vigilante não gozam da simpatia da maioria dos parlamentares, e o deputado Chico Leite não é tido como confiável pelo executivo e pelo próprio partido, talvez por seu perfil dito independente, ou por ser oriundo do Ministério Público, instituição que hoje não goza de prestígio junto as hostes do Partido dos Trabalhadores.
Por isso, como prêmio pelo sacrifício, segundo parlamentares ouvidos naquela ocasião, Wasny deverá ser indicado para a próxima vaga do TCDF, deixando a presidência para o seu vice Agaciel Maia que teria concordado com as regras do jogo.
Wasny não seria o primeiro distrital a ocupar uma vaga no TCDF, e provavelmente não será o último, a prática é contumaz, não há nenhuma ilegalidade nisso, a história mostra que sempre foi usada pelos governadores do DF para se livrarem dos ditos deputados indesejáveis ou para se cacifarem  no Tribunal de Contas na tentativa de evitar embates futuros. Foi assim  com Maurílio Silva, Renato Rainha, Anilcéia Machado  e por último com o Deputado Federal Paulo Tadeu que deixou uma longa carreira política e tomou assento naquele tribunal, vaga essa que já era almejada por Wasny desde o início do atual mandato parlamentar.
Esperamos que todas as notícias tenham sido infundadas, que o novo presidente realmente tenha responsabilidade, cumpra o mandato para o qual foi eleito e mostre a população que a Câmara Legislativa é um poder independente, que representa os anseios dos eleitores, e não o trampolim para um cargo vitalício, onde a plateia  do povo para o salto é só um simples detalhe.

Por Edson Sombra
Fonte: Edson Sombra / Redação - 05/02/2013

Comentários