Projeto de reajuste dos professores chega à Câmara


O projeto de lei do Executivo que reestrutura a carreira do magistério público do Distrito Federal foi entregue simbolicamente na tarde desta segunda-feira (29) na Câmara Legislativa. O PL foi recebido pelo presidente da Casa, deputado Wasny de Roure (PT), e pela presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), deputada Liliane Roriz (PSD), das mãos dos secretários de Administração e de Educação do GDF, Wilmar Lacerda e Denilson Bento, respectivamente. A entrega do projeto foi acompanhada por representantes da diretoria do Sindicato dos Professores (Sinpro).

O presidente da Câmara adiantou que o projeto será analisado em regime de urgência na Câmara e deve ser votado nos próximos dias. A proposta reestrutura vários pontos da carreira dos professores públicos, entre eles a incorporação da gratificação de dedicação exclusiva e o reajuste da tabela salarial. O reajuste será retroativo a março.

O secretário Wilmar Lacerda informou que o governador pretende sancionar o projeto o quanto antes, se possível antes do próximo pagamento da categoria. Segundo ele, “a proposta representa uma vitória para todo o Distrito Federal”. Já Denilson Bento afirmou que o novo plano de carreira é o mais avançado do País. Representantes do Sinpro disseram que o projeto é resultado de muitos anos de luta e que o novo plano dará orgulho para a categoria.

A deputada Liliane Roriz parabenizou o entendimento obtido entre o Sinpro e o GDF e sugeriu a criação de um prêmio para valorizar e reconhecer o trabalho dos professores e de escolas públicas.

Tramitação - O projeto de lei deverá ser lido na sessão ordinária desta terça-feira (30). Em seguida inicia sua tramitação por quatro comissões permanentes da Casa: Educação, Saúde e Cultura (CESC); Assuntos Sociais (CAS); Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), e Constituição e Justiça (CCJ). Depois de passar pelas comissões, o projeto vai para votação em plenário, em dois turnos. Ao final desta tramitação, caso seja aprovado, o texto segue para a sanção do governador Agnelo Queiroz.

Leis - O presidente Wasny aproveitou a presença de dirigentes sindicais e secretários do GDF na Câmara e anunciou que a Casa distribuirá um kit com duas publicações de importantes leis para os servidores públicos: o Regime Jurídico Único (RJU) e a chamada Lei dos Concursos. Os kits começarão a ser distribuídos para os servidores públicos a partir do dia 1º de maio. A primeira tiragem é de dois mil exemplares de cada uma das leis. Informações da CLDF.

Fonte: CLDF

Comentários