Eleições: Começam as especulações sobre 2014 na CLDF. Renovação poderá atingir cerca de 60%

Com a proximidade das eleições, deputados distritais
se movimentam para definir qual caminho tomar em 2014.
Renovação deverá ser a maior da história da Casa.
Faltando pouco mais de um ano para as eleições de 2014, pelo menos 13 distritais deverão deixar a Câmara Legislativa do Distrito Federal para concorrerem a outras vagas. De acordo com levantamento feito pelo portal Guardian Notícias, a expectativa é de que o atual quadro de parlamentares sofrerá grande renovação. Um dos principais fatores que impactam em tamanha mudança, é o sonho de alguns políticos em se tornarem deputados federais.

Especulações: O levantamento feito de maneira informal prevê uma renovação de 60%. Segundo informações de bastidores, o atual presidente da Casa, Wasny de Roure, deverá alimentar o sonho de ir para o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) até as últimas consequências, embora não admita abertamente a sua candidatura. Já Chico Vigilante, após anos alternando mandatos de distrital, deve se candidato a Câmara Federal. O ex-presidente da Casa Patrício, deve concorrer a uma cadeira de deputado federal e já declarou abertamente várias vezes que pretende alçar voos maiores no futuro. Outro que pretende deixar a CLDF é o ainda petista Chico Leite, que deseja concorrer á uma vaga no Senado Federal, tudo irá depender de seu partido, que poderá ser o PT ou não.

O experiente Roney Nêmer é um dos nomes preferidos do vice-governador Tadeu Filippelli para concorrer ao cargo de deputado federal em 2014. Outro que também pretende mudar de ares é o atual Secretário de Justiça, Alírio Neto, que já declarou que é candidato a deputado federal.

Aposentadoria: O parlamentar mais velho da atual legislatura, Benedito Domingos, pretende se aposentar da vida pública. De acordo com ele, o momento agora é de dar espaço para juventude.

Novatos: Já a ala dos novatos se mostra pretenciosa. Em seu primeiro mandato, a filha do ex-governador Joaquim Roriz, Liliane Roriz, é mais um parlamentar com o futuro em aberto. Seu nome é alvo de diversas especulações, inclusive Liliane é apontada com frequência para ser uma das pré-candidatas ao Buriti. Outro novato que pretende dar um salto em sua carreira política é Olair Francisco, que pode ser candidato ao Senado ou mesmo tentar uma vaga de deputado federal.

Responsável por um dos maiores eventos religiosos do Centro Oeste, o Petencostes, o distrital Washington Mesquita poderá aproveitar o apoio do Padre Moacir e tentar uma vaga na Câmara dos Deputados. O ex-tucano ainda poderá contar com o apoio de Carlos Jales, administrador de um dos maiores colégios eleitorais do DF, Taguatinga. Jales é cotado para ser candidato a distrital, devendo fazer uma dobradinha com Mesquita.

Já o ex-diretor geral do Senado, Agaciel Maia, que apesar de possuir um histórico de polêmicas, (Agaciel foi um dos principais pivôs do escândalo dos “Atos secretos” na Casa), é presidente de seu partido, o PTC, deve ser mais um dos quadros de parlamentares da Câmara Legislativa há concorrer uma vaga de deputado federal.

Outros parlamentares como, Evandro Garla e Arlete Sampaio não pretendem disputar nenhum cargo nas próximas eleições. Garla pretende se dedicar ao partido e a igreja. Já Arlete, decidiu se aposentar da vida pública.

Análise: Entretanto, o Cientista Político Tiago Monteiro, vê essa mudança com muita cautela.

“Essa renovação depende da perspectiva da sociedade. Depois do episódio da Caixa de Pandora , em que pelo menos sete deputados distrais, estiveram envolvido no esquema de corrupção, a sociedade ficou mais cautelosa, passando a observar os atos da Casa com desconfiança”, explica.

Ainda na avaliação do especialista, a renovação na CLDF poderá atingir 75% do quadro de parlamentares. “Se for analisar a fundo e levando em consideração que 50% já pretendem partir para uma nova seara, dos outros 50% que restaram, pelo menos 25% deverão, também, mudar de ideia e concorrer a outro cargo. Isso será percebido, principalmente, com políticos que já possuem dois ou três mandatos, como é o caso da deputada Eliana Pedrosa (PSD), que milita na vida pública desde 2002, quando foi eleita distrital pela primeira vez. Agaciel Maia (PTC) que, apesar de pouco tempo como distrital, atua na política desde quando era diretor geral do Senado, e Roney Nemer (PMDB) que já possui um vasto histórico político”, conclui Tavares.

Por Ricardo Faria e Jean Marcio Soares
Da Redação

Comentários