Há
uma semana, o governo da China inaugurou a ponte da baía de Jiaodhou,
que liga o porto de Qingdao à ilha de Huangdao. Construído em quatro
anos, o colosso sobre o mar tem 42 quilômetros de extensão e custou o
equivalente a R$2,4 bilhões.
Há
uma semana, o DNIT escolheu o projeto da nova ponte do Guaíba, em Ponte Alegre,
uma das mais vistosas promessas da candidata Dilma Rousseff. Confiado ao
Ministério dos Transportes, o colosso sobre o rio deverá ficar pronto em quatro
anos. Com 2,9 quilômetros de extensão, vai engolir R$ 1,16 bilhão.
Intrigado,
o matemático gaúcho Gilberto Flach resolveu estabelecer algumas comparações
entre a ponte do Guaíba e a chinesa. Na edição desta segunda-feira, o jornal Zero
Hora publicou o espantoso confronto númerico resumido no quadro abaixo:
Os
números informam que, se o Guaíba ficasse na China, a obra seria concluída em
102 dias, ao preço de R$ 170 milhões. Se a baía de Jiadhou ficasse no Brasil, a
ponte não teria prazo para terminar e seria calculada em trilhões. Como o
Ministério dos Transportes está arrendado ao PR, financiado por propinas,
barganhas e permutas ilegais, o País do Carnaval abrigaria o partido mais rico
do mundo.
Depois
de ter ordenado o afastamento dos oficiais, aí incluído o coronel do DNIT,
Dilma Rousseff parece decidida a preservar o general. “O governo manifesta sua
confiança no ministro Alfredo Nascimento”, avisou nesta segunda-feira uma nota
da Presidência da República. “O ministro é o responsável pela coordenação do
processo de apuração das denúncias feitas contra o Ministério dos Transportes”.
Tradução: em vez de demitir o chefe mais que suspeito, Dilma encarregou-o
de investigar os chefiados.
Corruptos
existem em qualquer lugar. A diferença é que o Brasil institucionalizou a
impunidade. Se tentasse fazer em outros países uma ponte como a do Guaíba,
Alfredo Nascimento e seus parceiros saberiam que o castigo começa com a
demissão e termina na cadeia.
Obs: Essa matéria é de julho de 2011, mas nada
mudou....
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