“Teremos grandes chances de sair vencedores nessas eleições de 2014”, diz Eliana Pedrosa

Um quadro político em que todos têm chances de ganhar o Governo do Distrito Federal. Esta é a avaliação da pré-candidata do PPS ao Palácio do Buriti, deputada Eliana Pedrosa.

O Guardian Notícias teve acesso exclusivo à entrevista que o Jornal Coletivo, concedeu a parlamentar nesta última quarta-feira, 26. A deputada foi categórica ao afirmar que não acredita em polarização e que pelo menos quatro candidaturas devem prosperar com chances de vitória. Além disso, Eliana falou sobre alianças e também da renovação na Câmara Legislativa. Confira a entrevista na íntegra a seguir.

Coletivo - Como à senhora avalia os últimos acontecimentos na Câmara? Parece que houve uma espécie de rebelião na base aliada ou não foi isso?
Eliana Pedrosa - Não sei se foi uma rebelião. Os deputados têm de ser coerentes e se posicionar. Alguns discordavam do governo e se posicionaram. Talvez seja coisa pontual que vá se repetir ou não. Também tem a questão eleitoral. Ninguém pode se dar ao luxo de ir contra a opinião pública. 

Coletivo - Falando em eleição, como está o cenário eleitoral na sua visão?
Eliana - Embolado. Temos a tentativa de reeleição do governo, uma outra chapa montada por dois ex-governadores, e outras forças se mobilizando para consolidar candidaturas. Acho que teremos, pela primeira vez na história do Distrito Federal, quatro nomes concorrendo ao Buriti e com chances reais de sair vencedores nas eleições.

Coletivo - Então não haverá polarização como nos anos anteriores?
Eliana - Na minha avaliação não. A polarização é ruim para a democracia. O debate tem de ser mais amplo. Todos os nomes colocados - seja o Fraga, o Reguffe, o meu nome ou Rollemberg - têm ideias consistentes para resolver o profundo caos urbano e social em que o DF está mergulhado. Todos nós também queremos fazer o melhor pelo nosso povo e sei que todos iremos ao debate defender a nossa gente.

Coletivo - Então sua candidatura está colocada?
Eliana - Ninguém é candidato de si mesmo. Estamos tendo muitas conversas para compor um grupo com boas ideias para o DF. Meu nome está a disposição sim, mas não sou prepotente ao ponto de fechar uma chapa sem ouvir as demais forças políticas. Não acho que é saudável fechar questão e achar que todos demais atores tem de vir para o nosso lado por gravidade. Acredito no debate de ideias e é isso que estou fazendo.

Coletivo - E com quem a senhora tem conversado?
Eliana - Com todos que, assim como eu, acreditam que governar é cuidar das pessoas. Então precisamos convergir ideias nesse sentido. Queremos construir uma candidatura de grupo e que tenha um pensamento mais global e que entenda que o povo precisa de muitas obras, mas precisa também de escolas, creches, saúde e transporte de qualidade. Um pensamento que entenda que a violência não pode se alastrar igual rastilho de pólvora, como está acontecendo hoje. Precisamos de uma chapa que dê exemplo e orgulho para os cidadãos.

Coletivo - Mas voltando à Câmara Legislativa, existe uma avaliação de que nesta eleição haverá uma renovação mais alta na casa do que a de anos anteriores, como a senhora vê isso?
Eliana - Temos muitos deputados fazendo bons mandatos, mas tem muita gente que corre por fora. Tenho dificuldade de avaliar. Meu sentimento é de que muita gente renovará o seu mandato. No final, acredito que a dança das cadeiras ficará no número histórico de 50% por cento mesmo.  A população tem sofrido muitos revesses desde 2009 e está querendo mudanças, mas confio no nosso povo e sei que eles tem responsabilidade. Tem deputados que efetivamente fazem um bom trabalho e esses devem receber mais um voto de confiança da população.

Com informações do Jornal Coletivo
Da redação

Comentários