No 1º debate, Arruda dá um show

Debate ACDF: Arruda o franco atirador

O primeiro debate ocorrido na noite desta quarta-feira, 30, entres os candidatos ao Governo do Distrito Federal, teve de tudo. No auditório da Associação Comercial do DF(ACDF) estavam José Roberto Arruda(PR), Toninho do Psol, Rodrigo Rollemberg(PSB), Luiz Pitiman(PSDB) e o atual governador Agnelo Queiroz(PT). 

Apesar de confuso, o debate deu a tônica do que será essa campanha eleitoral. A configuração política dessas eleições ficou exposta. A tática é todos contra Agnelo e contra Arruda. O debate deixou claro que a polarização está  entre os dois candidatos. E caminha para ser assim até o fim.

O evento mostrou que o candidato Arruda está muito bem preparado e assumiu o papel de “franco atirador”. A sua “mira” estava claramente na direção ao governador Agnelo Queiroz. Os conhecimentos do profissional de jornalismo está bem nítida nas declarações de Arruda. Sua assessoria tem mostrado eficiência. Claro que os números da pesquisa IBOPE motivaram bastante o candidato Arruda, que virou o centro das atenções, sua fala sobrou para Rodrigo Rollemberg e até para os médicos cubanos. Nem a lei da ficha limpa na qual ele pode ser enquadrado, deixou Arruda desconfortável. 

O passado confuso, como afirmam seus opositores e setores da imprensa, e a Caixa de Pandora não estão sendo motivos de complicação às falas Arruda. Ele saiu-se bem em todos esses pontos. O que este blogueiro notou foi que os seus adversários não estão à altura da esperteza e astúcia de Arruda, que tem passados todos os apuros em sua trajetória com grande maestria. Há quem afirme quem Arruda, quando escolhe um foco, nada o faz desviar a atenção e ele busca todos os meios para atingir seu objetivo. Parece que faz sentido mesmo.

As assessorias dos outros candidatos precisam rever os seus conceitos. Nos debates televisionados a estratégia de atacar o ex-governador pode transformá-lo em vítima. Já vimos isso aqui no DF, entre Cristovam e Roriz. O eleitor tolera tudo, menos humilhações e ataques gratuitos e pessoais.  

A expectativa no meio político, agora, é o impedimento ou não pela justiça, da candidatura de Arruda.  Pois, nos debates e pesquisas José Roberto Arruda leva uma ampla vantagem. Agora, todas as atenções estão voltadas para o Tribunal Regional Eleitoral do DF(TRE-DF). A pergunta que fica no ar: Arruda vai ter o seu registro deferido ou não? Uma coisa eu sei, os seus adversários torcem para que não.

Fonte: Blog do Odir

Comentários