Fonte: Folha de Brasília
Avanços da tecnologia ao
alcance dos dedos, deu voz a muitos, virou fonte de renda para alguns e
pretende continuar conquistando espaço, notoriedade e relevância em todos os
meios da sociedade.
Desde a época dos
pombos-correio até os dias atuais a maneira de se comunicar e de se informar,
chegando às notícias de perto e de longe assim como, o alcance dessas
interações evolui bastante e hoje, já totalmente inseridos na era da tecnologia
surgem cada vez mais novidades virtuais, que conectam todos a tudo. Meios
esses, como os blogs (contração no inglês “web log”) que significa, diário
de rede e os vlogs (video blogs) uma variante dos próprios blogs porém,
nessa versão o contudo principal de comunicação consiste em filmagens. O uso
desse tipo de mídia começou discreto, e até desacreditado por volta de 1990,
sem grandes incentivos ou pretensões de virem a se tornar como hoje são, uma
grande fonte de conhecimento, notícias e informações.
A princípio, esses
instrumentos eram usados como uma forma pessoal de comunicação de uma ou mais
pessoas com o mundo, com temas geralmente de foro íntimo e particular
compartilhando acontecimentos cotidianos, tal qual um diário. E só com o passar
do tempo é que se pôde mensurar a força e a capacidade desse tipo de
ferramenta, dados mostram que em 1999 eram menos de 50 e já no final do ano
seguinte a estimativa era de poucos milhares, mas cerca de três anos depois os
números saltaram para algo em torno de 3 milhões, e recentemente dados dão
conta de que já são 112 milhões, sendo criados 120 mil novos blogs a cada dia.
Hoje é chamada de mídia alternativa e até de mídia livre devido a alguns deles
abordarem assuntos importantes da atualidade porém, também polêmicos, e
acabarem por ser os blogueiros, desvinculados de governos e conveniências
outras, os que tem a iniciativa e uma maior liberdade de mencionar tais
questões que a maioria evita. E isso também geralmente se dá, pelo caráter ao
mesmo tempo público no acesso e particular nas publicações que essas páginas,
do tipo blogs e vlogs tem.
Atualmente os blogs e vlogs
que fazem maior sucesso seguem um padrão básico, são direcionados a públicos
específicos, chegando a serem especializados em um assunto, que pode variar de
culinária, turismo e moda, à política, ciência e religião. Bem mais refinados,
quase todos com um tom jornalístico, dando uma notoriedade e seriedade
crescente aos conteúdos e seus idealizadores, há os que de fato são totalmente
voltados à reportagens inclusive vindo a transforma-se em portais de notícias
(sites) a medida que as visualizações aumentam. Com isso, tanto blogs quanto
vlogs e alguns outros tipos de mídias digitais de compartilhamento de conteúdo,
seja de informação, fotos, videos e até música, ultrapassaram os limites do
lazer e se tornaram verdadeiros e rentáveis negócios. Com ganhos financeiros
reais, há quem use essas ferramentas para projeção própria, publicidade de
produtos e até como sua vocação e ofício principal.
Um desses blogs de
grande visibilidade é o blog de Política local e nacional do Professor
Francisco de Paula, o Professor Chico como é mais conhecido, que além de
blogueiro e professor universitário é também formado em Jornalismo. Em
entrevista, disse que o blogueiro ainda não é reconhecido como trabalhador pela
sociedade, pois é visto com um pouco de desconfiança, principal em sua área, a
de política e acredita que por isso também, não tenha ainda se tornado uma
profissão regulamentada, mas afirma que: “Àqueles que desejam essa conquista
devem ir produzindo seus conteúdos com seriedade dentro do seguimento para o
qual são voltados, seja ele de política, moda, cultura ou qualquer um outro.
Pois desse modo, esse instrumento acaba se tornando uma referência nos meios de
comunicação alcançando o respeito da sociedade como um todo”.
Uma outra forma de
oficializar e a cada dia ir estabelecendo a formalização desse trabalho, como
profissão no âmbito de reconhecimento social, é a de com responsabilidade e
equilíbrio cada vez mais os idealizadores e donos de vlogs e blogs se organizem
em associações como a (ABBP) Associação Brasiliense dos Blogueiros de Política
a qual o professor Chico é Fundador Presidente. Já a nível de reconhecimento
jurídico como relatou, existe por parte do Governo Federal o (MEI)
Microempreendedor Individual onde o blogueiro pode se tornar um
microempreendedor, registrando o blog ao qual criou no Ministério da Fazendo,
obtendo um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e assim, transformando
sua página em uma “empresinha”, podendo arrecadar até 60 mil reais por ano,
livre de vários impostos pagando R$ 44,20 por mês. Um grande passo em direção a
solidez desse setor, foi a conquista da criação de um dia reservado a comemorar
a atividade que desempenham. Sim, eles tem uma data que os contemplam, dia 7 de
Junho é oficialmente no Distrito Federal o DIA DO BLOGUEIRO.
Por, Aline
Diniz
Colunista
da Folha de Brasília
aline@folhadebrasilia.com
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