ATÉ ONDE PODE CHEGAR A INSENSATEZ HUMANA?

Até onde pode chegar à insensatez humana. Estamos vivendo em uma ilha da fantasia e do pesadelo ao mesmo tempo. Para uns poucos tudo, para a maioria as sobras ou nada. Suíça e África (pobre) no mesmo espaço. Esse é o nosso Distrito Federal.
Desmandos e despropósitos existem para todos os gostos, e a sociedade assiste a tudo passivamente como se não fizesse parte desse contexto. É bem verdade que em certos momentos procuram-se os culpados ou atribuir a alguém essa culpa, mas muitas das vezes os seus verdadeiros responsáveis estampam as capas de revistas ou a coluna social “chique” de algum jornal, com “status” de celebridades. São tratados com honras e méritos, sem ao menos merecer. Uns dirão, mas desde que o mundo é mundo que foi assim. Será mesmo? Pelo comodismo arraigado e a leniência da sociedade, da qual também fazemos parte, devemos aceitar tudo como se mulas fossemos? Aliás, um substantivo bem sugestivo trazendo para a realidade da caserna, pois seus integrantes ainda são tratados por “tropa”. E se tornou tão natural que nem se sente o tamanho da ofensa. Quantas vezes nos presenciamos nós mesmos chamando assim?
Pode parecer que estou desviando o foco, mas na minha concepção tudo retorna ao início; a falta de insensatez humana aliada ao comodismo. Onde ser tratado como um animal é normal, mas lutar contra esse jugo e outros mais é estar contra si ou a sociedade. Uma grande hipocrisia, isso sim é que é a verdade. Ora, não é possível fazer uma omelete sem quebrar os ovos, já diziam os mais sábios. Então como mudar uma realidade nefasta sem causar algum desconforto? Sem desconstruir algo para tentar construir novamente e de preferência melhor? Deve-se procurar fazer com passes de mágica?
Quero sintetizar dizendo que não haverá mudanças sem que antes tenhamos um fator essencial, “vergonha na cara”. Sim, vergonha na cara! A responsabilidade é de todos e não adianta atribuir apenas a alguns. Todos querem posar de “coitadinhos”, mas na hora de arregaçar as mangas e correrem atrás alguns dizem: isso não me interessa; pra que isso; se não está satisfeito, peça baixa; nada irá mudar; vou pra outra instituição, pois aqui sempre foi assim; você é doido; tá querendo aparecer demais; vamos esperar o próximo ano; estou satisfeito; tem que aparecer alguém para nos defender; não, vou ser perseguido; não tenho essa coragem toda; deixe para os mais novos, pois já estou indo embora; deixe para os mais antigos, pois vou passar em outro concurso. Entre tantas outras afirmativas, essas são as mais recorrentes. O que esperar então dessa incredulidade?
Tenho certeza que esse texto sintetiza o desejo enorme de vários cidadãos, de profissionais, de pais de famílias que desejam ver suas instituições, PM e BM, reconhecidas pelos seus préstimos junto ao governo e a sociedade, de verem-nas valorizadas pelo seu profissionalismo e poderem participar de uma sociedade mais justa, democrática, solidária e segura.
É hora de paradigmas serem quebrados.

1º SGT EUSVAN
MEMBRO DO NOVO MOVIMENTO UNIFICADO PMDF-CBMDF
N.M.U. – ASPRA-DF

Comentários

  1. 01/02/2013 às 20:44
    Na segunda, Gurgel envia à seção paulista do MP a acusação de Valério contra Lula; petistas rangem os dentes

    Roberto Gurgel, procurador-geral da República, envia na segunda à seção paulista do Ministério Público Federal a acusação que o empresário Marcos Valério faz a Lula. Segundo o principal operador do mensalão, o ex-presidente sabia de tudo e foi beneficiário do esquema.

    Definido o procurador que vai cuidar do caso, caberá a ele decidir, com base nos elementos iniciais, se recomenda o arquivamento ou decide dar prosseguimento à investigação, com novas diligências. Os petistas estão furiosos com a possibilidade e acusam a existência de um movimento para desconstruir Lula. Segundo José Dirceu, condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha — um sábio —, tudo não passa de uma conspiração da direita.

    A direita, coitada, anda por aí, com vaga na Kombi… Maluf, por exemplo, diz que não entra de jeito nenhum nesse veículo e que sempre foi de centro-esquerda. Quando Fernando Haddad venceu a eleição à Prefeitura de São Paulo, o deputado do PP foi à comemoração do PT e cantou Lula-lá.

    Por Reinaldo Azevedo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

1 – Para comentar no Blog Politica&Policiadf você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog Politica&Policiadf os comentários que:
a - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
b - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
c - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
d - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
e – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
a - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog Politica&Policiadf , respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.