Na Varanda, por Edson Sombra

"Está nascendo um novo Distrito Federal cuja a administração tem como objetivo central cuidar das pessoas"
Ontem na abertura dos trabalhos legislativos, diante de um plenário lotado da Câmara local,  o governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz enalteceu o bom trabalho da casa, e como não poderia deixar de ser, alfinetou os governos passados ao dizer que; “Recebeu o DF com problemas de toda ordem." ...

Não deixa de ser verdadeira sua afirmação, mas como ele mesmo mais adiante ressaltou, " hoje é pagina virada".

Hoje diversamente  dos governantes que o antecederam, Agnelo aos dois anos de mandato, vive um cenário político jamais experimentado por qualquer outro governador do DF. Ele dispõe  de uma Câmara onde dos 24 parlamentares que a compõem, 21 fazem parte de sua base de apoio.

Diante  de uma base tão sólida, Agnelo bem que poderia olhar para algumas áreas que continuam a esperar pela ação do seu governo. Digo isso baseado em parte de seu próprio discurso ao abrir os trabalhos do nosso Parlamento, quando afirmou que sua administração está preocupada em cuidar das PESSOAS.

Já que Agnelo demonstrou  tanta satisfação ao afirmar os altos números de atendimentos na área da saúde, "7,3 milhões de consultas médicas realizadas", embora não seja esse o sentimento das PESSOAS que buscam diariamente os hospitais do DF, bem que ele poderia agora no inicio do 3º ano do seu governo, dedicar um pouco de sua atenção para outras áreas. Uma em especial chama a atenção de todos, é uma área tão sensível quanto a da saúde e também é composta por PESSOAS.  É a da "Segurança Publica".

Esta semana os dados estatísticos apresentados pelo secretário de segurança pública Sandro Avelar, revelaram-se otimistas e poderiam ser bem melhores se tivéssemos uma policia motivada. Não é novidade para ninguém o quadro de insatisfação exposto pelos integrantes da policia cível e principalmente da policia militar. A insatisfação vivida pelas PESSOAS que integram essas duas instituições refletem diretamente no dia a dia de todos nós. Quando não é greve, é operação tartaruga e grandes manifestações pelas cidades.

Vale salientar que a vontade da maioria dos policiais é a de discutirem com Agnelo, uma forma de verem cumpridas algumas das promessas feitas durante a campanha eleitoral, muitas delas quando feitas tiveram total apoio de outros políticos também eleitos, e que hoje atacam o seu governo fazendo de conta que não  estavam junto, fingem esquecimento.

A responsabilidade é de todos e não somente do governador.  A interlocução hoje existente do governo com as duas instituições é pusilânime.
Agnelo ainda tem a oportunidade, e deveria já agora ao iniciar um novo ano, chamar para si a responsabilidade a exemplo do que faz com a saúde e reverter o quadro existente em categorias tão essenciais nas vidas de todos os brasilienses.

Se ele hoje diz se orgulhar dos dados da saúde, está também em seu poder a possibilidade de na abertura dos trabalhos em 2014 da Câmara Legislativa poder afirmar o quanto estará orgulhoso de ter resgatado a alto estima daquelas PESSOAS que ajudaram não só a ele mas também a outros políticos a se elegerem em 2010.

Ingredientes a seu favor para tomar essa decisão não  faltam. Apoio na Câmara Legislativa Agnelo tem, bom relacionamento com o governo federal ele também tem, e no Congresso  Nacional, sua bancada é composta por parlamentares quase na sua totalidade afinada com o tão bem avaliado governo da presidenta Dilma, além de contar com dois secretários que compuseram o alto escalão do antecessor dela, o ex-presidente Lula do qual Agnelo foi ministro.

Com tantos pontos favoráveis, seria muito bom que o governador convocasse aqueles que em 2010 avalizaram as suas promessas de campanha, e dividisse com eles a solução, buscando sanar urgentemente um problema que é de todos inclusive da minúscula oposição de três parlamentares na Câmara Legislativa.
Ao  avocar pra si, essa responsabilidade, o governador demonstrará que também tem preocupação com aquelas PESSOAS.

Já os policiais, civis ou militares, tenham certeza, só estão esperando serem convocados pelo chefe do executivo para juntamente com ele, buscarem uma solução desse impasse, pois não devemos esquecer que cada cidadão vitimado pela violência e levado um hospital público, é mais um problema para resolver, mais custos, mais atraso no cumprimento das promessas de melhoria na saúde pública no Distrito Federal, outro compromisso feito por Agnelo durante a campanha.

Portanto, quem sabe Agnelo Queiroz adota também a Segurança Pública de todos nós, e cuida de seus valorosos servidores como PESSOAS.

O mérito será todo seu  Agnelo.

Por Edson Sombra
Fonte: Edson Sombra / Redação - 06/02/2013
Obs: Grifos de responsabilidade de nossa redação: Blog Politicaepoliciadf.

Comentários