Prejuízo foi estimado em mais de quatro milhões de reais
Na sessão plenária desta terça-feira, dia 05 de fevereiro, o Tribunal de Contas do DF ratificou o despacho singular do relator do processo nº 2.220/2013, Conselheiro Renato Rainha, que suspendeu a licitação para implantação de sistema de vídeo monitoramento em cidades do Distrito Federal. O edital também previa o fornecimento de materiais e equipamentos, instalação, treinamento e manutenção. O pregão estava previsto para a tarde desta terça e o valor estimado em R$ 30.072.358,22. O prejuízo apontado pelo Núcleo de Fiscalização de Tecnologia da Informação seria de R$ 4.099.190,00. ...
O TCDF determinou à Secretaria de Estado de Segurança Pública que apresente as justificativas ou promova ajustes, como a realização de pesquisa de preços contemplando empresas que efetivamente atuem no segmento de monitoramento de ambientes e de consulta formal à Secretaria de Estado de Planejamento para verificar a possibilidade de compartilhamento da infraestrutura de rede metropolitana de comunicação de dados já existente, o que poderia gerar uma redução de R$ 11.194.982,70 no valor final da licitação.
A SSP também deverá inserir, no edital, critérios objetivos e mensuráveis dos serviços contratados, com a finalidade de aferir e avaliar a qualidade, desempenho e a disponibilidade, além de revisar a forma de pagamento e as garantias estabelecidas para, assim, a assegurar a continuidade de funcionamento do sistema. Isso porque, conforme o edital, o vencedor já não seria responsável pela manutenção dos bens e serviços adquiridos a partir de janeiro de 2014, antes, portanto, da Copa do Mundo.
FALHAS ENCONTRADAS
Ausência de previsão de compartilhamento de infraestrutura
- Há previsão de lançamento de fibras óticas, aquisição de rádios de comunicação e de torres para instalação para viabilizar a transmissão para as centrais de monitoramento das imagens que serão capturadas pelas câmeras. Para o corpo técnico, esse tipo de solução deveria ser objeto de consulta prévia à Secretaria de Estado de Planejamento (SEPLAN) para verificação de possibilidade de compartilhamento da infraestrutura já existente. Se ele for viável, poderá haver redução nos diversos itens, tais como rádio-base, switch, torres, projeto de fibra ótica, abertura e fechamento de vala, lançamento de cabos, etc.
Essa medida pode gerar uma redução de R$ 11.194.982,70, o que representa 37,22% do valor estimado para a contratação.
Qualidade e continuidade do funcionamento da solução
Qualidade e continuidade do funcionamento da solução
A vigência do contrato será de 10 meses e a garantia exigida do licitante vencedor para equipamentos e serviços será de 12 meses. Além disso, vários equipamentos devem ser fornecidos com garantia de 2 a 3 anos a ser prestada diretamente pelos fabricantes. Não há homogeneidade nos prazos e na empresa responsável pelo atendimento das requisições de reparo dos serviços.
Nos primeiros meses a responsabilidade será do licitante vencedor, após o encerramento do prazo de vigência e garantia contratuais, alguns equipamentos serão mantidos diretamente pelos fabricantes. Essa situação representa risco de descontinuidade da solução em período crítico para o Distrito Federal, pois, considerando a assinatura do contrato em março de 2013, o licitante vencedor já não seria responsável pela manutenção dos bens e serviços adquiridos a partir de janeiro de 2014, antes, portanto, da Copa do Mundo.
Nos primeiros meses a responsabilidade será do licitante vencedor, após o encerramento do prazo de vigência e garantia contratuais, alguns equipamentos serão mantidos diretamente pelos fabricantes. Essa situação representa risco de descontinuidade da solução em período crítico para o Distrito Federal, pois, considerando a assinatura do contrato em março de 2013, o licitante vencedor já não seria responsável pela manutenção dos bens e serviços adquiridos a partir de janeiro de 2014, antes, portanto, da Copa do Mundo.
Além disso, as câmeras e a infraestrutura a serem instaladas provavelmente serão alvo de vandalismo, furto e abalroamento, requerendo reparos frequentes. Outro agravante é a ausência de nível mínimo de serviço definido adequadamente, Segundo o relatório do NFTI, em contratações desse tipo são adotadas medidas de disponibilidade da solução, tais como: tempo máximo para o primeiro atendimento, tempo máximo para resolução de problema, disponibilidade mínima
do serviço, número tolerável de interrupções por segmento, etc.
do serviço, número tolerável de interrupções por segmento, etc.
Pagamento antes do final da execução
O Cronograma Físico-Financeiro prevê o pagamento integral ao final de oito meses, prazo incompatível com a duração de 10 meses do contrato, reduzindo o interesse do licitante vencedor do certame em dar continuidade à prestação dos serviços ecessários à manutenção do funcionamento da solução.
Sobrepreço e pesquisa falha
Duas propostas que subsidiaram a estimativa de preços do certame foram feitas por empresas que, segundo apuração dos auditores do TCDF, não comercializam grande parte dos produtos listados no edital. A terceira empresa utilizada como referência possui capital social de apenas R$ 20.000,00, segundo dados da Receita Federal do Brasil. Além disso, a pesquisa de preços não considerou os resultados de outros procedimentos licitatórios realizados para contratação de objeto semelhante.
Diante da pesquisa falha, o corpo técnico elaborou uma planilha comparativa. Em 11 itens avaliados, há indícios de sobrepreço médio de 31,26%, equivalente a um prejuízo potencial R$ 4.009.190,00.
Diante da pesquisa falha, o corpo técnico elaborou uma planilha comparativa. Em 11 itens avaliados, há indícios de sobrepreço médio de 31,26%, equivalente a um prejuízo potencial R$ 4.009.190,00.
Fonte: TCDF - 06/02/2013
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