Pesquisa mostra que governador Agnelo não reúne força suficiente para seguir à frente do GDF


Os ex-governadores Joaquim Roriz e José Roberto Arruda, ainda sensibilizam grande parte do eleitorado do DF. Nomes como Eliana Pedrosa, Reguffe e Rollemberg estão na disputa. (Foto: Montagem Mateus Lopes/Guaridan Notícias)

A recente pesquisa de intenção de votos que já circula no meio político do Distrito Federal, não traz grandes surpresas sobre a preferência do eleitorado candango para as próximas eleições de 2014.

No estudo, fica mais uma vez evidenciado que o governador Agnelo Queiroz não reúne capital eleitoral suficiente para ser reconduzido ao cargo. A sua gestão a frente do Buriti é  avaliada como ruim ou péssima por mais de 52% da população. De outro lado 37% consideram que o governo é regular, contra apenas pouco mais de 11% que acham que tudo por aqui no GDF está bom.

A avaliação do GDF apontada na pesquisa se traduz em semelhança ao percentual de intenção de votos do governador. Pela pesquisa, Agnelo atingiu o percentual máximo de 11% de intenções de voto, sendo esse seu melhor índice obtido em todos os cenários eleitorais apresentados aos entrevistados. Pelo estudo, se as eleições fossem hoje, Agnelo Queiroz não seria reeleito. É razoável compreender que a avaliação negativa de seu governo tende a comprometer sobremaneira a estatística histórica dos votos do PT no Distrito Federal, em razão da comunhão da sua má administração com sua falta de identidade política, necessária para se postar como principal líder do partido no DF.

Os ex-governadores Joaquim Roriz e José Roberto Arruda, ainda sensibilizam grande parte do eleitorado do Distrito Federal, no entanto, não se tem a garantia de que ambos possam disputar as eleições, considerando os problemas jurídicos que os cercam. Ainda assim, o espólio eleitoral de ambos, os credencia, ao menos, ao posto de articuladores privilegiados do processo. No entanto, levando-se em consideração a pesquisa, é possível antecipar o descarte da possibilidade de que o processo eleitoral venha a ser determinado pela transferência direta e hereditária dos votos desses caciques.

A pesquisa sinaliza que as pré-candidaturas de Rodrigo Rolemberg e Eliana Pedrosa ganharam musculatura ao ponto de elevarem seus nomes ao topo das intenções de votos, numa disputa “cabeça a cabeça” pela liderança das pesquisas. A deputada Eliana Pedrosa só recentemente teve a garantia formal de seu partido, o PSD, de que será a candidata da sigla ao governo do DF, ao contrário de Rolemberg que por comandar as ações do PSB no DF e contar com o apoio do presidenciável Eduardo Campos, atual governador de Pernambuco, tem sofrido uma maior e benéfica exposição na mídia local e nacional.

Para o senado, Reguffe e Eliana Pedrosa dividem a preferência do brasiliense em todos os cenários da pesquisa, o que demonstra que a população tem acompanhado a atuação dos parlamentares. Corrobora com esse entendimento o fato de que Eliana também desponta à frente das intenções de voto, tanto para deputado federal, quanto para distrital.

O resultado da pesquisa mostrou que muitos outros nomes foram lembrados para o governo do DF, tais como: Alberto Fraga, Luiz Pitman, Cristovam Buarque, Toninho do PSOL, Geraldo Magela, Paulo Tadeu, Liliane Roriz e Izalci Lucas, dentre outros. Entretanto, já é possível observar que a empatia estabelecida entre a população e os postulantes melhores avaliados na pesquisa, deverá apontar o norte das composições político-partidárias em 2014.

Fonte: Guardian 

Comentários

  1. Agora surge mais um nome na corrida ao senado..O deputado distrital Olair Francisco..esse é carismático e tem bala na agulha..é empresário de peso no centro oeste..!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

1 – Para comentar no Blog Politica&Policiadf você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog Politica&Policiadf os comentários que:
a - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
b - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
c - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
d - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
e – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
a - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog Politica&Policiadf , respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.