Vícios capitais

 Orgulho por definição é a manifestação de alto apreço ou conceito em que alguém se tem de si, ou de alguém relacionado a si. O orgulho pode ser positivo, mas quando o amor próprio é exagerado pode causar o orgulho nobre, a soberba ridícula ou a arrogância.
A arrogância, tem significado contrário de afabilidade e amenidade; arrogância de fato é a presunção, a insolência, a altivez que deixa ver o pouco caso que se faz do outro.
Soberba, é uma mistura de ingredientes: altivez, arrogância e orgulho; “é um dos sete vícios capitais”; é a manifestação ridícula e arrogante de um orgulho às vezes ilegítimo; é algo contagiante, pois é grandioso, sublime e altivo; soberba é o antônimo de humildade.
A vaidade é o sentimento de grande valorização que alguém tem em relação a si próprio, é a qualidade do que é inútil, do que é vão, do que é instável, é o desejo imoderado e infundado de merecer a admiração dos outros; vaidade é ostentação.
A ostentação é a exibição vaidosa do luxo e da pompa, que tem como objetivo intimidar o outro; ostentação é o contrário de modéstia; a ostentação tem relação íntima com a prepotência, que é o poder superior, é o ato despótico, é o abuso do poder ou autoridade; prepotência é opressão.
Modéstia é a ausência de vaidade ou de luxo, é simplicidade no modo de se apresentar e falar de si, é decência, é o desejo de não dar nas vistas, modéstia é humildade.
Humildade é a demonstração de respeito, de submissão e de inferioridade, é a virtude com que manifestamos o sentimento de nossas fraquezas e inabilidades.
Virtude é a boa qualidade moral, é força moral, é valor positivo, é valentia, é coragem, é retidão, é ação virtuosa, é o habito de praticar o bem e o que é justo; virtude é a disposição constante do espírito que nos induz a exercer o bem e evitar o mal.
Na vida pessoal, nos relacionamentos sociais e no desenvolvimento da carreira profissional; de fato, o que vale a pena? O que e quanto ganhamos sendo de um jeito ou de outro?
Quais seriam as causas que levam as pessoas a incorporarem esses vícios capitais, ou praticarem a modéstia e a virtude? Eis uma grande incógnita.

Orgulho, arrogância, soberba, vaidade, ostentação, prepotência e opressão versus modéstia, simplicidade, humildade e virtude; na prática quem ganha essa guerra?
Na realidade, com quem você prefere conviver e trabalhar? Quem conquista os melhores resultados para a empresa através das pessoas?
Por último, faça um teste se tiver coragem: pergunte para as pessoas à sua volta em qual lado elas acham que você está!

Comentários