Após duas horas, manifestantes liberam pistas do Eixo Monumental

Em greve, técnicos de enfermagem bloquearam via na altura do Buriti. Governador disse que não falta pessoal e material nos hospitais públicos.
Protesto provocou engarrafamento na área central de Brasília no início da tarde desta segunda-feira(10) (Foto: Reprodução/Tv Globo)
Auxiliares e técnicos de enfermagem liberaram o trânsito no Eixo Monumental, uma das principais vias de Brasília, após duas horas de protesto nesta segunda-feira (10). A manifestação ocupou a pista em frente ao Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal entre 11h55 e 13h50. O protesto provocou engarrafamento até o início da via W3 Norte e Rodoviária do Plano Piloto. O Batalhão de Policiamento de Trânsito fez desvios no trânsito nas áreas da Torre de TV e do Tribunal de Justiça. Segundo a Polícia Militar, cerca de 300 pessoas participaram da manifestação.

A PM negociou com representantes do Sindicato do Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do DF (Sindate) a liberação da via bloqueada pelos manifestantes. Após protocolar uma notificação extrajudicial no Palácio do Buriti, os representantes votaram pelo fim do bloqueio da via. “A notificação consiste em falarmos da legitimidade do movimento. Vamos protocolar no Ministério Público e na Secretaria de Saúde também”, afirmou Jorge Viana, vice-presidente do Sindate.

Entre as reivindicações do grupo estão melhores condições de trabalho, incluindo a contratação de novos servidores e aumento de 40% nos salários. Segundo o sindicato da categoria, o efetivo atual é "muito pequeno" – 10 mil. A Secretaria de Administração Pública diz que já negociou com a categoria, e que ficou acordado um reajuste de 22% até 2015.

“Nós temos um déficit muito grande de servidores. Precisamos de algo em torno de 3 mil novos técnicos de enfermagem. Essas contratações fazem parte das melhorias nas condições de trabalho”, disse o vice-presidente do sindicato, Jorge Viana. “Também pleiteamos um aumento salarial, que foi dado para todas as outras categorias em saúde, menos para nós.”

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, comentou o protesto dos auxiliares e técnicos de enfermagem. Segundo o governador, não existe falta de profissionais e de material nos hospitais públicos do DF. "Não falta gente, porque já contratamos 12 mil profissionais e então não dá para dizer para a sociedade que está faltando. Já fizemos a negociação com eles [grevistas], inclusive a própria jornada e carga horária está incluída no projeto que está sendo discutido. Precisa saber qual o motivo da manifestação. Vou procurar saber qual é", afirmou.

O sindicato informou que apenas 50% do serviço está paralisado e que está sendo respeitada a regra de manter 70% do atendimento nas emergências.
A categoria decidiu que a greve está mantida e anunciou nova manifestação para esta terça-feira, na frente da Secretaria de Saúde.

Fonte: G1

Comentários