Dia do Blogueiro

Câmara Legislativa homenageia blogueiros do Distrito Federal
Por iniciativa da deputada Luzia de Paula (PEN), a Câmara Legislativa realizou sessão solene na tarde desta sexta-feira (7) em comemoração ao Dia do Blogueiro, data inserida no calendário oficial do Distrito Federal pela Lei n° 5.040/2013, de autoria da própria parlamentar. A escolha do dia 7 de junho deve-se ao fato de que nessa data é comemorado o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa.

Para a deputada, os blogs são o meio de comunicação mais ousado, ágil e livre que existe, obrigando na maioria das vezes a grande imprensa a noticiar fatos que ela não gostaria. De acordo com a distrital, muitos escândalos noticiados nacional ou regionalmente foram revelados primeiro em algum blog. "Contamos com blogs e blogueiros de primeira qualidade, que em sua maioria noticiam os fatos como são, sem se deixar levar por paixões, relações de amizade, preferências políticas e, que por isso, prestam um grande serviço à sociedade e à democracia", afirmou Luzia. ...

Para Odir Ribeiro, a Câmara Legislativa tem reconhecido a importância do trabalho das mídias online e comunitária. "O blog já tem espaço cativo na mídia de Brasília, pois deixou de ser uma coisa mambembe. O blog tem que ter responsabilidade, dar o outro lado dos fatos", observou. Já a jornalista Simone Moraes, do site Câmara em Pauta, disse que os blogueiros têm que se agrupar em associações para explorar melhor as possibilidades das mídias alternativas. "Temos mais liberdade e possibilidade de crítica, mas encontramos dificuldades para nos manter economicamente. A iniciativa privada precisa nos ver", defendeu.

Recursos – Diversos parlamentares manifestaram apoio ao trabalho dos blogueiros e anunciaram apoio a uma proposta de emenda à Lei Orgânica que destina, no mínimo, 10% do orçamento de publicidade do Poder Legislativo e dos órgãos ou entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo para as mídias alternativas ou comunitárias (PELO n° 53/2013). O deputado Olair Francisco (PTdoB) afirmou que a proposta, que é de autoria de Luzia de Paula, será aprovada pela Casa e sancionada pelo governador.

Eliana Pedrosa (PSD), por sua vez, disse que a Câmara Legislativa também irá rediscutir com as agências publicitárias a destinação de publicidade para veículos alternativos. Joe Valle (PSB) reconheceu a importância do trabalho dos blogueiros e reforçou a necessidade de abrirem mais espaço para as boas notícias: "É importante que investiguem e denunciem, mas que também publiquem os bons processos, que não têm espaço na mídia tradicional".

Bruno Sodré
Fonte: Câmara em Pauta - 08/06/2013

Comentários