Eleições 2014 - Pesquisas

Uma pesquisa de intenção de votos tem sacudido os bastidores da política de Brasília.  A coluna teve acesso aos dados. O levantamento está nas mãos da maioria dos políticos da capital. Alguns comemoram os bons números, já outros ligaram o sinal de alerta. Pelos números apresentados uma coisa é certa: a disputa para todos os cargos eletivos será bem acirrada. A pesquisa cujos custos foram divididos entre políticos e empresários do Distrito Federal começa a mexer com a posição eleitoral de partidos e políticos do DF. 

Pesquisa II

Mas os números que tem chamado mais atenção é a pesquisa que se refere à sucessão do governador Agnelo Queiroz.  Os ex-governadores Joaquim Roriz e José Roberto Arruda aparecem como líderes em quase todos os levantamentos. Questões judiciais, no entanto, podem impedir a dupla de concorrer a qualquer cargo. Mesmo impedidos o poder eleitoral que os dois juntos possuem pode ser decisivo na eleição majoritária. 

Pesquisa III

Se Roriz atua para fazer de sua filha Liliane uma possível carta na manga para uma composição majoritária, até porque sua candidatura não depende apenas de vontade pessoal, mas de uma definição judicial cujos resultados, principalmente nos tribunais superiores, são imprevisíveis, já que no julgamento de 2010 o Supremo Tribunal Federal acabou ficando em cima do muro, com o resultado empatado. Para alguns isto significou pode candidatar-se, mas a desistência precoce para lançar sua esposa Weslian acabou nos retirando o capítulo final da Suprema Corte que pode vir agora em 2014.
Pesquisa IV

Mesmo a definição de sua filha caçula na política para uma posição majoritária não depende apenas da vontade do ex-governador, pois o PSD, partido que abriga Liliane, não está sob o controle do ex-governador, mas da dupla Rogério Rosso e Gilberto Kassab, e não garantiu em que lado vai estar e muito menos se interessa assumir uma posição majoritária e se tal posição seria dada de bandeja para a integrante do clã Roriz.

Bem avaliados

No quesito avaliação, a deputada distrital Eliana Pedrosa (PSD) é a campeã. Seguida por Dr. Michel (PEN), Chico Vigilante (PT), Olair Francisco (PTdoB), Agaciel Maia (PTC) e Cláudio Abrantes(PT).  Isso mostra que a população não é leiga como muitos pensam.  

Para Federal

Para deputado federal, Agaciel Maia figura com ótimas chances. O parlamentar está entre os seis mais bem colocados nas intenções de voto.  Eliana Pedrosa, Arlete Sampaio, Chico Leite e Rogério Rosso um pouco mais atrás lideram esse levantamento. 

Para o Senado

Já para o Senado, a disputa fica restrita a esses nomes: ao deputado federal Reguffe, a distrital Eliana Pedrosa e ao secretário de Habitação, Geraldo Magela.  Lembrando que, as maiores discussões estão em torno dessa vaga. A disputa para o Senado pode decidir a vida de muitos políticos e candidaturas.  Afinal se Gim Argello pode deixar tudo por uma vaga de Ministro do TCU, a forma como esta questão vem sendo pautada, coloca a candidatura de Gim na boca dos concorrentes que não cansam de dizer, como mui amigos que são, a sua desistência de concorrer a novo mandato para virar ministro.


Bem na fita

Cláudio Abrantes, que agora é do PT, certamente ficou animado com os números dessa pesquisa.  No levantamento ele aparece como um dos prováveis puxadores de votos do partido. Na espontânea, Abrantes é citado 1,2% dos entrevistados. Já na estimulada, os números são mais animadores ainda. Sua densidade eleitoral chega à casa dos 2,6%.  Lembrando que a pesquisa ouviu cerca de três mil pessoas em todo o Distrito Federal. 

Fonte: Celson Bianchi/104 FM 

Comentários

  1. temos que eleger pessoas novas,temos que iniciar tudo de novo,nao aos mesmos parasitas de sempre!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pesquisa desanimadora na minha opinião. No geral,pessoas que já estiveram na mídia,de maneira vergonhosamente negativa.Não faz sentido.Alguns até inexpressivos, há não ser por suas jogadas políticas.Acho q os nomes citados foram na maioria das vezes,dos que o eleitor mais se lembra.

    ResponderExcluir
  3. essa pesquisa está um pouco estranha, cadê o deputado Reguffe para governador do df em 2014, sei não, mas ta meio estranho, Agaciel Maia sendo bem avaliado, ele não é o responsavel pelos ato secretos do senado? Acho que a população de Brasília não é tão inocente assim, e votor nesse cara!!!!
    Um abraço a todos!!!!!

    ResponderExcluir
  4. também acho muito estranho, cadê o RAIMUNDO RIBEIRO que é bem respeitado e conhecido no meio político?

    ResponderExcluir
  5. Esta politica atual esta uma vergonha, a população não deve reeleger ninguém, cadê a Paula Matos que é uma grande promessa de renovação para a câmara distrital que não esta na pesquisa?

    ResponderExcluir
  6. Na verdade esta pesquisa revela o grau de corrupção do povo brasileiro. O que precisamos é de uma renovação total na política brasileira e principalmente em Brasília. Se as pessoas tivessem o mínimo raciocínio, poderiam lembrar que estes nomes que estão nesta pesquisa, já estão há anos no governo de Brasília; e a situação da cidade só tem piorado, basta observar saúde, educação, segurança etc.É mais do mesmo. Acorda Brasília !!!!! .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

1 – Para comentar no Blog Politica&Policiadf você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog Politica&Policiadf os comentários que:
a - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
b - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
c - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
d - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
e – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
a - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog Politica&Policiadf , respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.