Eleições 2014: PT exclui PMDB de 'aliança programática'

Um texto de seis páginas que serviu de base para a resolução política aprovada nesta segunda-feira (29) pelo diretório nacional do PT exclui o PMDB e outros partidos da base aliada do arco de alianças que poderiam ajudar na implementação do "programa democrático" petista. Segundo o PT, as alianças para implantação do programa petista vão além dos "acordos parlamentares necessários".

O texto ao qual o iG teve acesso foi escrito pelo ex-presidente do PT e deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP) e aprovado pelo diretório com emendas. A íntegra da resolução, cujo debate já dura mais de ma semana, ainda não foi disponibilizada.

"As alianças para efetivação desse programa democrático vão além dos acordos parlamentares necessários. Englobam todos os partidos de esquerda, movimentos sociais e coletivos autônomos que estejam dispostos a cerrar fileiras para defender uma pauta de reformas populares", diz o documento.

Em alguns pontos o texto fala em redefinir estratégias e pactos políticos e adequar partido e governo a uma nova etapa da democracia brasileira explicitada pelos protestos de junho.Em outro trecho o documento impõe condições aos partidos que integrariam este novo pacto político.

Temer trabalha contra presidente Dilma na reforma política ...

"O PT, que nasceu nas ruas e nos locais de trabalho, foi desafiado a reformular sua análise e propor novos desafios à nação. Propor um novo pacto político programático, democrático e popular, que possa unificar os partidos da base que dialoguem com essa nova conjuntura e movimentos sociais, inclusive os novos modos de organização, debate e mobilização".

O documento reafirma ainda o papel de protagonistado partido no governo. "O PT, no curso da conjuntura aberta após junho, além de principal base de apoio ao governo da presidente Dilma, debe se firmar como representante dos setores populares e seus interesses no interior do governo de coalizão", continua o texto.

PMDB vai apresentar projeto para reduzir em 14 o número de ministérios

A base do governo Dilma conta com 22 partidos dos quais somente PT, PC do B, PSB (que deve lançar Eduardo Campos como adversário de Dilma em 2014) e PDT são computados como de "esquerda". Ficam de fora da aliança proposta pelo partido, portanto, aliados preferenciais como o PMDB, PSD, PR, PRB e PTB.

Apesar da exclusão, o texto é um recuo em relação ao documento inicial apresentado na semana passada, em Brasília, no qual era proposto o rompimento com partidos "conservadores".

"Vitoriosos nas eleições de 2002, mas sem condições de formar uma maioria parlamentar de esquerda, o PT e o governo tiveram de executar uma política de reformas baseada em alianças cujos parceiros não se dispunham, nem se dispõem, a romper com os limites da institucionalidade conservadora", dizia a versão anterior da resolução.

Em conversas reservadas, no entanto, a insatisfação dos petistas em relação ao PMDB é crescente. Correntes minoritárias do partido chegaram a propor explicitamente que o PT rompesse a aliança com o PMDB, mas foram derrotadas.

No Congresso, petistas reputam ao PMDB parte da culpa pela derrota de dois dos cinco pontos do pacto nacional proposto por Dilma: a constituinte exclusiva para reforma política e a destinação de 100% dos royalties do petróleo para a educação.

Outra diferença em relação ao documento da semana passada é que agora o PT não pede mudanças no ministério. O texto de Berzoini, porém, convoca a militância a se juntar à "voz das ruas" pressionar os poderes instituídos. "O diretório convoca o partido a se empenhar para a construção da pressão social, de fora para dentro das instituições, no sentido de defender as reivindicações dos trabalhadores, a implementação das reformas democráticas e a continuidade do processo de mudança".

Para isso o partido vai mobilizar sua militância em uma Segunda Jornada de Lutas da Juventude entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro.


Fonte: Portal Ig - 30/07/2013

Comentários

  1. Povo brasileiro, aconselho que desligue a TV quando começar a propaganda política para evitar de assistir os políticos dizendo que o Brasil só muda para melhor se mudar quem está no poder, isto é mentira porque todo político está no poder de político e não fazem nada para melhorar o Brasil exceto enganar o povo, roubar o dinheiro público em combinação com as empresas por meio da burocracia, fazer do povo brasileiro mula sem cabeça; portanto voto em Dilma porque não é político e sim uma que faz parte do povo brasileiro, não tem intenção de roubar o dinheiro público ao contrário da maioria dos políticos de todo partido político que tem o objetivo de roubar o dinheiro público e enganar o povo. Uma das invenções mais erradas dos políticos aqui no Brasil é cobrar do povo, anualmente, o pagamento de IPTU dos municípios onde o povo mora que na realidade é uma grande injustiça e erro esta cobrança pelo mesmo imposto que o povo já paga durante o ano todo, isto é os políticos fazerem do povo mula sem cabeça; cadê que aparece um político com uma proposta de corrigir esse erro e injustiça na política; portanto voto em Dilma porque não é político.

    ResponderExcluir
  2. Povo brasileiro, aconselho que desligue a TV quando começar a propaganda política para evitar de assistir os políticos dizendo que o Brasil só muda para melhor se mudar quem está no poder, isto é mentira porque todo político está no poder de político e não fazem nada para melhorar o Brasil exceto enganar o povo, roubar o dinheiro público em combinação com as empresas por meio da burocracia, fazer do povo brasileiro mula sem cabeça; portanto voto em Dilma porque não é político e sim uma que faz parte do povo brasileiro, não tem intenção de roubar o dinheiro público ao contrário da maioria dos políticos de todo partido político que tem o objetivo de roubar o dinheiro público e enganar o povo. Uma das invenções mais erradas dos políticos aqui no Brasil é cobrar do povo, anualmente, o pagamento de IPTU dos municípios onde o povo mora que na realidade é uma grande injustiça e erro esta cobrança pelo mesmo imposto que o povo já paga durante o ano todo, isto é os políticos fazerem do povo mula sem cabeça; cadê que aparece um político com uma proposta de corrigir esse erro e injustiça na política; portanto voto em Dilma porque não é político. A maioria dos políticos brasileiros são iguais aos túmulos que brilham por fora na claridade do sol mas por dentro só tem podridão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

1 – Para comentar no Blog Politica&Policiadf você poderá informar, além do seu nome completo, um apelido que poderá usar para escrever comentários.

2 – Serão eliminados do Blog Politica&Policiadf os comentários que:
a - Configurem qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país;
b - Contenham insultos, agressões, ofensas e baixarias;
c - Reúnam informações (e-mail, endereço, telefone e outras) de natureza nitidamente pessoais do próprio ou de terceiros;
d - Contenham qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros.
e – Configurem qualquer tipo de cyberbulling.

3 – A publicação de comentários será permanentemente bloqueada aos usuários que:
a - Insistirem no envio de comentários com insultos, agressões, ofensas e baixarias;

Avisos:

1 – No Blog Politica&Policiadf , respeitadas as regras, é livre o debate dos assuntos aqui postados. Pede-se, apenas, que o espaço dos comentários não sirva para bate-papo sobre assuntos de caráter pessoal ou estranhos ao blog;

2 – Ao postarem suas mensagens, os comentaristas autorizam o titular do blog a reproduzi-los em qualquer outro meio de comunicação, dando os créditos devidos ao autor;

3 – A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica.