Série de reportagens: De olho no Senado, por Odir Ribeiro

Olair Francisco(PTdoB)

Segunda-feira, 08 de julho de 2013 | 0:00 
 As articulações políticas estão a todo vapor. Estamos em 2013, mas todas as atenções estão voltadas para 2014. O principal foco de todas as articulações são as vagas para os cargos majoritários. A corrida para o Palácio do Buriti e para o Senado Federal é o começo de todo o quebra-cabeças.  É a vaga ao Senado é a que mais esquenta os bastidores.

Alguns nomes já se colocaram na disputa entre eles estão: o senador Gim Argello (PTB) que sonha com a reeleição, os petistas Chico Leite e Geraldo Magela. Além do deputado federal José Reguffe (PDT) que é citado em todas as articulações.

A saída de Gim Argello, do governo Agnelo Queiroz fez com que as articulações andassem em ritmo bem acelerado. (leia aqui)

Mas um nome tem passado despercebido: o do deputado distrital Olair Francisco (PTdoB). O parlamentar já revelou várias vezes ao blog, que pretende sim concorrer ao cargo. Muitos pensaram que era apenas mais um blefe político. Mas ele não pensa assim é tem levado as suas pretensões muito a sério. Olair observa tudo de maneira discreta e tem se articulado nos bastidores. Alguns políticos já começam se animar com essa ideia.  

Histórico - Muitos ainda duvidam das pretensões de Olair Francisco. Mas uma olhada na experiência vida de vida do deputado dá para ser ter noção de sua capacidade. Sua origem humilde já diz tudo. Ele foi feirante, camelô e um ilustre vendedor de sapatos. Passou todas as adversidades e apertos possíveis. Hoje é um dos maiores empresários do ramo de calçados de Brasília e do Brasil. Além de ser um político muito respeitado.

Um dos trunfos de Olair para conseguir a tão sonhada vaga no Senado é a sua habilidade política. Pessoas próximas ao deputado dizem que ele é muito habilidoso nas negociações políticas.

Outro fator que não se pode ignorar é a sua capacidade eleitoral. O pretenso candidato a senador tem como redutos Taguatinga e Ceilândia.  Locais onde os seus “adversários” não tem tanta visibilidade eleitoral. Já que alguns são considerados pré-candidatos “elitizados.”

Outros passos - Os passos de Olair Francisco têm sido vigiados bem de perto pela oposição. No governo Agnelo Queiroz, as suas chances são remotas. Todos sabem disso. No “Novo Caminho”, a vaga está sendo disputada com unhas e destes por: Reguffe, Chico Leite e Geraldo Magela.

Com a escassez de nomes fortes para a vaga na oposição ele pode surgir como uma solução bem viável. Carisma e jeito para lhe dar com o povo, não falta a Olair. Características que caíram como uma luva em qualquer chapa majoritária.

Nessa terça-feira, 9, iremos analisar a trajetória do deputado distrital Chico Leite(PT), o petista que sonha ter o seu lugar ao sol, rumo ao Senado.

Chico Leite (PT)
Segunda-feira, 08 de julho de 2013 | 23:59 
 Dando seguimento a nossa série de reportagens, De Olho no Senado. O primeiro a figurar no nosso blog foi o deputado distrital Olair Francisco (leia aqui).  Lembrando que estamos retratando os pré-candidatos declarados e comentados.

O personagem de hoje é o deputado distrital Chico Leite (PT). Desde o primeiro dia de mandato, Chico já declarava aos quatro cantos da política que ia lutar pelo Senado. De forma categórica revelou que não abriria mão da sua pré-candidatura. Só que a sua tarefa não é nada fácil.


Apesar de ser o campeão de votos, nas eleições de 2010(ele obteve quase 37 mil votos). Esse fator não sensibilizou o PT-DF. A legenda tem namoro duplo com os deputados federais José Reguffe(PDT) e Geraldo Magela, que é secretário de Habitação do governo. Ambos têm a promessa de ser o escolhido. Só resta saber quem será o felizardo.

Mas, isso não abala Chico Leite que está determinado seguir em frente. Ele diz publicamente e em rodas fechadas que não se vê disputando outro cargo. O impasse entre PT e o parlamentar é mais que público. Muitas versões acompanham essa história.

Quem acompanha esse imbróglio de perto é a presidenciável, Marina Silva, simpatizante do trabalho de Chico. Isso há tempos. A Rede partido da ex-senadora, está de portas escancaradas para o parlamentar. Apesar de não ter saído do papel.

Vindo do PCdoB, Chico Leite nunca foi unanimidade dentro do PT-DF, apesar de ser uma das figuras mais respeitadas na sociedade e que sofre pouca rejeição. Muitos dentro do PT, acham que o eleitorado de Chico é a mesmo do seu amigo Reguffe, ou seja, o seu colégio eleitoral é “elitizado.” Claro que ambos discordam desse rótulo.

Histórico - O deputado distrital, Chico Leite é deputado distrital desde 2003.  Ele é promotor do Ministério Público do DF.

A sua bandeira é a pauta ética. O projeto que o deputado gosta de ressaltar é o fim do voto secreto parlamentar, que segundo ele marcou para sempre a história do legislativo candango. Todas as votações na CLDF são feitas de forma aberta. Inclusive a de cassação de parlamentares.

Para Chico Leite, o princípio de que quem escolheu ter uma vida pública é prestar contas de todas as suas ações aos eleitores.  Essa é uma das suas plataformas para ser um dos postulantes a vaga no Senado Federal.

Outros passos - Toda candidatura de esquerda sonha em ter Chico Leite, em seus quadros. Marina Silva e o Psol veem no deputado o candidato ideal. Tipo a cereja do bolo. Podemos definir Chico Leite assim: é o famoso santo de casa, faz sucesso fora, mas é rechaçado dentro do seu próprio quintal.

E mais: Chico é amigo do deputado federal José Reguffe, o distrital diz que o amigo prometeu  não disputar uma eleição majoritária contra ele.

Nesse caso se o santo de casa não fizer milagre em seu quintal, ele com certeza terá púlpito em várias freguesias. Esse é Chico Leite.

Nessa quarta-feira, 10, iremos analisar a trajetória do deputado federal José Reguffe (PDT), o mais indeciso dos postulantes. Será que seu caminho é rumo ao Senado?

Reguffe (PTB)
Quarta-feira, 10 de julho de 2013 | 17:47 
 Dando seguimento a nossa série de reportagens, De Olho no Senado. O primeiro a figurar no nosso blog foi o deputado distrital Olair Francisco (leia aqui).  Seguido do deputado distrital Chico Leite (leia aqui). Lembrando que estamos retratando os pré-candidatos declarados e comentados.

O personagem de hoje é o deputado federal José Reguffe (PDT). O parlamentar é um dos poucos postulantes ao cargo que não fala abertamente sobre o assunto. Porém é um dos nomes mais lembrados quando se fala em nomes para concorrer ao Senado Federal. Inclusive ele é alvo de muitas críticas por manter essa postura. Claro que Reguffe discorda dessa afirmação. Para o parlamentar, os políticos precisam primeiro prestar contas do seu mandato, para depois pensar em eleições.

Muitos têm dúvidas sobre a postura que Reguffe perante o Palácio do Buriti.  Oposição ou situação? Reguffe faz questão de afirmar que a sua posição é de independência. O seu discurso é critico quando preciso e de elogios quando há acertos.

Políticos de todas as correntes políticas tem disputado o passe de Reguffe. O governador Agnelo Queiroz é um deles o sonho de Agnelo é ter Reguffe em sua chapa majoritária. Para o governador o deputado seria um bom começo de caminho rumo a sua reeleição. Só que as pretensões de Agnelo esbarram no senador Cristovam Buarque, que é uma espécie de guru do deputado.  Cristovam ainda cultiva muitas mágoas do atual governador, isso seria um empecilho para o pretenso pré-candidato.

Mas nem tudo são flores para o jovem Reguffe, para concorrer a um cargo majoritário o deputado tem que quebrar uma barreira e mostrar que não é “elitizado”. O maior desafio do deputado é mostrar que também pode ser um político das cidades-satélites.

Histórico - Depois de duas tentativas, em 1998 e 2002, foi eleito deputado distrital em 2006, com 25.805 votos, a terceira maior votação. Reguffe foi eleito deputado federal em outubro de 2010 com 266.245 votos, a maior votação proporcional do país.

Nessa quinta-feira, 10, iremos analisar a trajetória do deputado federal e secretário de Habitação, Geraldo Magela (PT).  Será que a vez de Magela?

Geraldo Magela (PT)
Quinta-feira, 11 de julho de 2013 | 17:35 
 Dando seguimento a nossa série de reportagens, De Olho no Senado. O primeiro a figurar no nosso blog foi o deputado distrital Olair Francisco (leia aqui).  Seguido de Chico Leite (leia aqui) e do deputado federal José Antônio Reguffe( leia aqui).  Lembrando que estamos retratando os pré-candidatos declarados e comentados.

Por muitos anos, as decisões do PT-DF passavam pelas mãos do deputado federal e secretário de Habitação, Geraldo Magela. Mas os tempos mudaram, e hoje, de protagonista, Magela virou um mero coadjuvante no reino petista.

Muitos consideravam o secretário com uma verdadeira sombra para o governador Agnelo Queiroz. A cada crise, o nome do deputado-secretário era lembrado para substituir Agnelo numa futura disputa eleitoral para o Buriti.

Mas o tempo passou e Magela manteve o silêncio a respeito do assunto. Nos dias de hoje, a vontade do parlamentar é mesmo disputar o Senado, para poder vir fortalecido em 2018.  Só que a cúpula do PT-DF não enxerga dessa forma, e mais uma vez o Magela pode preterido, já que em 2014, só há uma vaga de senador por chapa majoritária e isso pode atrapalhar os planos de Magela, já que o preferido de Agnelo para essa vaga é do deputado federal José Antônio Reguffe (PDT), que seria uma espécie de cereja do bolo.  

Outro fator que deve atrapalhar os planos de Geraldo Magela é a eleição do PT-DF, como se sabe, nos bastidores o parlamentar não é muito afinado com atual presidente, Roberto Policarpo, que deve ser reeleito na eleição interna do partido. Dizem que a eleição de Policarpo deve ser folgada, com uma margem de 70% dos votos petistas.

Um trunfo que poderia ajudar Magela é sua gestão à frente da Secretaria de Habitação, a Pasta garante ao parlamentar muita visibilidade e a proximidade com o eleitorado das cidades-satélites, devido aos programas de moradia popular que ele consegue com maestria tirar do papel.

Magela defende que está mais de que na hora do PT-DF ter seu representante e já se colocou a disposição. Vale lembrar que a chapa petista nas eleições de 2010 elegeu Cristovam Buarque (PDT) e Rodrigo Rollemberg (PSB), que na primeira crise deram as costas para o governo Agnelo.  Atualmente ambos fazem oposição ao atual, o governo e podem até vir ser concorrentes.

Mas os ventos continuarem soprando nessa mesma direção, e não tenham dúvidas que Geraldo Magela será preterido mais uma vez. O tempo dirá se essa afirmação é certa ou errada.

Histórico - Em 1979, Magela iniciou a vida política. Como bancário, atuou no movimento sindical em defesa da categoria. No mesmo ano, tornou-se membro fundador do Partido dos Trabalhadores e em 1983 ajudou a fundar a Central Única dos Trabalhadores – CUT. Em 1990, foi eleito deputado distrital e participou da criação da Lei Orgânica do DF.

Com a reeleição em 1994, Magela assumiu a presidência da Câmara Legislativa. Dentre suas ações, destaca-se a aprovação do Código de Ética e Decoro Parlamentar. Ainda nesta legislatura, assumiu interinamente o governo do DF. Em 1997, foi nomeado secretário de Habitação do DF e no ano posterior eleito deputado federal. Em 2002, Magela foi candidato ao governo pelo PT. Entre 2006 e 2010, Magela assumiu novamente como deputado federal.

Nessa sexta-feira, 11, iremos analisar a trajetória senador, Gim Argello (PTB). Seu sonho é disputar a reeleição. O PT-DF não deixou. Quais serão os próximos passos de Gim?   

Gim Argello(PTB)
Sexta-feira, 12 de julho de 2013 | 16:28 
 Nesta semana, o personagem de nossa série de reportagens "De Olho no Senado" é o presidente regional do PTB-DF, senador Gim Argello. Suplente nas últimas eleições, Gim tornou-se senador após a renúncia de Joaquim Roriz provocada por suspeitas de envolvimentos em irregularidades, no caso da "bezerra de ouro". De posse do mandato e acostumado a desfilar pelos carpetes azuis, ele tenta de todas as formas manter-se no páreo. Quer por que quer a reeleição. 

Entretanto, sua determinação não tem sido suficiente para garantir-lhe a chance de entrar na disputa. Até o momento ele não tem encontrado entusiastas que acampem o seu projeto de reeleição. Muitos fatores atrapalham as suas pretensões políticas.  

Com o seu sorriso largo e muita habilidade política, Gim rompeu fronteiras. Ele conseguiu a façanha de ser um dos políticos mais queridos e próximos da presidenta ríspida Dilma Rousseff.  Já no governo petista do governador Agnelo Queiroz, ele não contou com o mesmo prestígio. O senador foi solenemente ignorado pelo reino vermelho candango e não está nos planos do projeto de reeleição de Agnelo. O deputado federal José Reguffe(PDT) é o preferido. Isso irritou profundamente o parlamentar que não deixou barato.

No último dia 4 de julho, Gim em uma reunião de empresários disse com todas as letras, que não faz mais parte do “Novo Caminho”. Isso em meio a uma enxurrada de críticas, a gestão petista. O senador, juntamente com o seu partido, vai seguir uma trilha diferente rumo a sua reeleição ao Senado.

Fontes do Palácio Buriti chamam o senador de político sem voto e que no máximo que ele deveria concorrer é a deputado distrital. Mas Gim não se dá por vencido e tenta de todas as formas se viabilizar. O sonho do senador é montar uma chapa alternativa à reeleição do governador Agnelo Queiroz. O eldorado do senador é convencer o vice-governador Tadeu Filippelli (PMDB) a encarar essa espinhosa empreitada.

Mas se tratando de Gim Argello é bom ficar esperto. Ele costuma contrariar a lógica. Não é a toa que o político é um bilionário de carteirinha e não se deve subestimar a capacidade de articulação do parlamentar. Sua maestria nos bastidores é bastante conhecida. Quando pensam que Gim não tem nada a mostrar aí que ele coloca as cartas na mesa e surpreende os blefadores e subestimadores de plantão.

Histórico - Jorge Afonso Argello, suplente de Joaquim Roriz, tornou-se senador com a renúncia do titular em 2007 e tem mandato até janeiro de 2015. Formado em Direito, Gim já era empresário bem sucedido na cidade de Taguatinga antes de iniciar a carreira política no final dos anos 80, em Brasília, no então PFL (hoje DEM).

Eleito deputado distrital em 1998, reelegeu-se em 2002, pelo PMDB. Foi presidente da Câmara Legislativa do DF de 2001 a 2002. Em 2005, ano em que foi secretário do Trabalho no Governo do Distrito Federal, filiou-se ao PTB, partido do qual é vice-presidente nacional e líder no Senado.

Última reportagem - Na série de Olho no Senado. Retratamos os pré-candidatos declarados e comentados até agora no atual cenário político. Nas reportagens anteriores, falamos sobre outros quatro candidatos à vaga. O primeiro a figurar no nosso blog foi o deputado distrital Olair Francisco (leia aqui), seguido do colega Chico Leite (leia aqui) e do deputado federal José Antônio Reguffe ( leia aqui). Também falamos sobre o secretário de Habitação Geraldo Magela (leia aqui).

Obrigado a todos que acompanharam as nossas reportagens.

Odir Ribeiro, editor do Blog do Odir

Comentários