Congresso cercado - Agressão à democracia

“A instalação da cerca de arame no Congresso Nacional é uma coisa horrenda, uma agressão ao patrimônio de Brasília e à democracia. É um caso em que uma suposta justificativa de segurança beira o ridículo. Além disso, é evidente que o objetivo da cerca é evitar que os manifestantes voltem a subir no teto. É uma barricada, como se estivéssemos em guerra. 
O Congresso foi desenhado para ter esse toque suave na lateral e permitir o acesso. Não era uma ponte de passagem, mas também não era um espaço proibido. Estão desprezando a arquitetura da cidade com base em uma teoria equivocada. Pensam que estão protegendo o prédio, mas, na verdade, o estão destruindo. Tornando-o ridículo, feio.

  


Como arquiteto e amante de Brasília, lamento profundamente que pessoas despreparadas tomem providências tão tolas. Condenamos as grades nos prédios do Plano Piloto e no Guará, mas o Congresso e o Supremo estão fazendo igual, transformando a Praça dos Três Poderes em uma jaula. ” 

Frederico Flósculo Pinheiro Barreto, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB)

Os resultados já começaram a aparecer:
Via Facebook – Fotos Leiliane Rebouças

Comentários