Carlos
Honorato
Durante
a gestão de Sidney da Silva Patrício (PT) à frente da Câmara
Legislativa do DF, os blogs em geral tiveram poucos ou nenhum anúncio.
Falava-se que ele “não gostava dos blogs”. A desinformação, às vezes,
leva a estupidez. A TV Distrital foi abandonada e colocada no final de sua
gestão como parte da falsa economia que diz ter feito, pois deixou uma conta
muito alta – fala-se em quase R$ 20 milhões – na publicidade. O atual
presidente Wasny de Roure foi quem pagou as faturas de alguns blogs um ano
depois. Uma vergonha para a administração passada.
Só
que o atual presidente parece ter auxiliares com pouco know-how para cuidar da
publicidade. Um exemplo aconteceu no começo da semana. Os “entendidos” da
comunicação da Câmara haviam cortado os blogs e destinado a verba para a
chamada mídia eletrônica, jornais etc. Dizem que alguns jornais teriam recusado
em função do valor.
Os
blogs só não ficaram de fora do que chamam de “programação”, graças à
intervenção de vários parlamentares. Eles contestaram o que estava sendo feito,
pois não foi o que havia sido combinado com a mesa. A impressão que se tem com
a medida é que tem alguém ganhando “um dinheirinho extra” para
“anabolizar” determinados veículos. Esperamos que não. Afinal, a Câmara tem
algo em torno de R$ 15 milhões para gastar em três meses, sendo desnecessário
tal medida ou carteirinha partidária.
O
curioso é que os jornais locais dão pouco espaço para o trabalho dos
parlamentares do DF. Eles só são notícia quando o assunto é um escândalo ou
outro. Não existe a cobertura partidária, a exemplo do que ocorre na Câmara dos
Deputados e Senado. Tal tarefa foi assumida – bem ou mal – pelos blogs portais
etc.
Vale
lembrar que uma pesquisa do Núcleo de Estudos e Opinião Pública (Neop) da
Fundação Perseu Abramo (FPA) mostra que a internet vem ganhando a preferência
da população como veículo para se informar sobre a cidade, o Brasil e o mundo.
Apesar
de empatar em 43% com os jornais impressos, em meio habitual de informação, na
soma de portais, blogs e indicação de amigos nas redes sociais virtuais, a
Internet ultrapassa o impresso.
A
internet – grande vedete dos últimos tempos – disputa a 3º colocação (37%) com
os jornais impressos. Seguem-se a TV por assinatura, em quinto lugar
(37%, sendo 30% diariamente), e finalmente, a soma de todas as revistas
impressas (24%). Com relação à distribuição de audiência/leitura, é relevante
notar que o Facebook (17%), o Google (11%) passam da metade dos que “visitam
algum site, blog ou portal; e que a leitura da Veja se reduz a 12%
dos que dizem ler alguma revista impressa.
A
pesquisa abrange 2.400 entrevistas cobrindo as áreas urbana e rural de
120 municípios do Brasil. A sua margem de erro – de 2 pontos percentuais
para os resultados com o total da amostra e varia de 3 a 5 pontos percentuais
para os resultados nas macrorregiões brasileiras.
Fonte:
CARLOS HONORATO
Via
Blog do Cafezinho
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