O escandaloso trem da alegria de Agnelo Queiroz


26/09/2013 - 10:00:00

O Brasil é um país tão próspero em casos de corrupção e malversação do dinheiro público que é impossível inteirar-se e indignar-se com todos os episódios. De tão habituados que estamos à dilapidação desavergonhada do patrimônio público, às vezes deixamos passar um caso escabroso. É o que aconteceu, em parte, na semana passada.

Mas comecemos do começo. Em fevereiro deste ano, o repórter do UOL EsporteAiuri Rebello, da sucursal do portal em Brasília, revelou que o Governo do Distrito Federal estava gastando pelo menos R$ 1,5 milhão de dinheiro público comprando ingressos e camarotes junto à Fifa para a partida de abertura da Copa das Confederações, entre Brasil e Japão, disputada no Estádio Nacional Mané Garrincha no dia 15 de junho.

Depois, descobriu-se que o montante envolvido era maior, de R$ 2,8 milhões. A explicação do governo para justificar o gasto foi que a Terracap, estatal que construiu o estádio, iria utilizar os ingressos de acordo com seu programa de relacionamento, a fim de reunir os parceiros empresariais do governo na abertura da Copa das Confederações, “como estratégia de investimento”.

A explicação não convenceu o Ministério Público do Distrito Federal, que vai entrar com ação na Justiça para que o Governo do DF devolva o dinheiro ao erário.


Incitado a apresentar a lista de convidados, inicialmente, o governo distrital se recusou a fazê-lo. Foi preciso que uma ONG [leia aqui a matéria] entrasse com um pedido via Lei de Acesso à Informação para que o governo revelasse quem eram seus convidados.

Começam aí as tristes surpresas. Esqueça os tais “parceiros empresariais” e o marketing de relacionamento da Terracap. O que o governador Agnelo Queiroz fez mesmo é um trem da alegria com políticos e outros players do jogo político nacional. Ele convidou quem bem quis, sem nenhum motivo para fazê-lo. Foram 509 convidados, um par de ingressos para cada um.

Pois veja alguns dos convidados. Em primero lugar, foram convidados 37 dos 40 desembargadores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Como explicar tais convites como estratégia de relacionamento da Terracap? Os senhores magistrados por acaso são clientes, fornecedores, empregados ou concorrentes da Terracap? Não. Mas eles julgam ações judiciais que são movidas contra a estatal e contra o próprio DF. Então, não compensaria agradá-los? O dinheiro é do contribuinte mesmo, né, o que é que tem?

Também está na lista do suposto marketing de relacionamento da Terracap o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab. Bem, ele não ocupa nenhum cargo público atualmente, não mora em Brasília e, até onde se sabe, nunca estabeleceu qualquer tipo de relação comercial com a Terracap. Ah, mas ele é o maior cacique do PSD, partido que ele mesmo criou e está próximo ao PT de Agnelo, então, por que não convidá-lo? O dinheiro é do contribuinte mesmo…

Mas Kassab está longe de ser o único político convidado. No trem de Agnelo cabem muitas siglas, embora não todas. Conheça alguns membros da Câmara dos Deputados que foram agraciados com a cortesia patrocinada pelo povo do DF: André Vargas (PT-PR), Arlindo Chinaglia (PT-SP), Manuela D`Ávila (PCdoB-RS), Paulo Teixeira (PT-SP), José Antonio Reguffe (PDT-DF), Asdrubal Bentes (PMDB-PA), Jovair Arantes (PTB-GO), Arthur Lira (PP-AL), Erika Kokay (PT-DF), José Guimarães (PT-CE) e Anthony Garotinho (PR-RJ).

Agora, alguns dos senadores que o povo do DF convidou: Alfredo Nascimento (PR-AM), Cristóvão Buarque (PDT-DF), Valdir Raupp (PMDB-RR), Gim Argello (PTB-DF), Wellington Dias (PT-PI), Eunicio de Oliveira (PMDB-CE), Jorge Vianna (PT-AC) e Ciro Nogueira (PP-PI).
Parêntesis: o Governo do DF informa, via nota oficial, que o deputado José Antonio Reguffe e o senador Cristovam Buarque declinaram do convite e sequer chegaram a receber os ingressos.

A explicação para os convites a todos os políticos é a mesma: marketing de relacionamento da Terracap. Curiosamente, não consta na lista nenhum parlamentar de partidos de oposição ao governo de Agnelo, como PSDB e DEM. Peculiar marketing de relacionamento este. Mas tudo bem se não der muito certo, você já sabe quem está pagando, né?

Outros políticos ainda completam a lista. Por exemplo, o presidente nacional do PT, Rui Falcão. Só não pergunte por que era importante para a Terracap que ele fosse convidado. O mesmo vale para o ex-ministro do Trabalho e presidente do PDT, Carlos Lupi, que deixou o governo em meio a denúncias de corrupção. E também para o secretário de Comunicação do PT, Paulo Frateschi, e pelo menos uma dezena de deputados da Câmara Legislativa do DF.

Bom, depois que o Aiuri e o Tiago tornaram pública a lista, a explicação oficial teve que mudar um pouco, falar que tudo isso era marketing de relacionamento da Terracap estava forçado demais, mesmo para o desinibido governo do DF.

A explicação passou a ser que a escolha dos convidados para a abertura da Copa das Confederações se deu por critérios como relevância e notoriedade dos agraciados pelo contribuinte. Bom, além do da impessoalidade, essa explicação contraria quase todos os princípios do Direito Administrativo, como finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade e moralidade. Resultado: a lista VIP foi parar no inquérito que o MP-DF tem aberto para apurar toda a lambança.

Mas a história não acabou. Todos estes nomes constam na lista que o governo do DF entregou, muito a contragosto, para o Ministério Público. Ocorre porém, que a maioria dos convidados afirma ter recusado os convites, por respeito ao dinheiro público ou qualquer outra razão menos nobre, como mostra a reportagem do UOL Esporte . A deputada federal Manuela D`Ávila (PCdoB-RS), por exemplo, confirma que recebeu os ingressos “sem pedir”, mas não foi ao jogo e cedeu as entradas para funcionários de seu gabinete.

Agora, o MP-DF quer saber quem de fato foi ao jogo com o dinheiro do contribuinte, mas o problema é que o Governo do DF não tem a menor ideia do que foi feito com os mais de mil ingressos que distribuiu frivolamente.

O governo de Agnelo Queiroz estava tão preocupado em fazer marketing de relacionamento para Terracap que nem sabe quem acabou indo ao jogo. Se isso não é um escândalo, me diga você o que é.

Tá curioso para saber quem está na lista? Clique aqui

Leia, baixe, divulgue e cobre do seu representante uma explicação.

Comentários