Apresentado Projeto que permite exercício da advocacia por policial

O deputado Marco Maia (PT-RS) apresentou projeto de lei (PL 7571/2014) na Câmara, que permite o exercício da advocacia por policial, exceto para atuação na área penal. O projeto de lei altera a Lei 8.906/94, que dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil.
“Existem outras áreas jurídicas, além da penal, em que o policial poderia advogar, sem que essa advocacia venha de encontro com a ordem ética. De certa forma, essa restrição é uma injustiça. Essa alteração é justa e necessária. A grande maioria dos policiais trabalha em sistema de escala. Então, é perfeitamente possível o exercício da advocacia, sem que haja prejuízo à atividade policial”, afirma Marco Maia.
Segundo o texto do projeto, “na maioria dos Estados-membros, os procuradores públicos podem advogar em causas privadas, salvo contra os próprios Estados aos quais são vinculados. Se um advogado público, integrante de carreira de estado (como também é o policial), com toda a influência que tem nos mais diversos escalões de um ente federativo e com a atuação nos diferentes campos do Direito, pode advogar, por que os integrantes das carreiras policiais com formação jurídica não poderiam também exercer a advocacia, com exceção da criminal?”, justifica.
Assessoria Parlamentar
Sítio para consulta: 

Comentários