Central de Atendimento à Mulher, o Disque 180, lidera ranking nacional pela terceira vez

Crédito: Pedro Ventura
A população feminina do Distrito Federal é, pela terceira vez consecutiva, a que mais utiliza a Central de Atendimento à Mulher, o Disque 180, em todo o país, segundo dados divulgados pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). Pará e Amapá seguem na segunda e terceira posição, respectivamente. 

No DF, em números absolutos, houve 15.665 atendimentos registrados. No Brasil, o canal atingiu 532.711 registros no ano passado, o que totaliza quase 3,6 milhões de ligações desde que o serviço foi criado em 2005. A violência física representa 54% dos casos relatados, e a psicológica, 30%.

Para Valesca Leão, secretária Secretaria da Mulher, o aumento no número de atendimentos registrados mostra que as mulheres estão quebrando paradigmas e criando coragem para denunciar seus agressores. "As brasilienses estão cada vez mais informadas sobre os seus direitos e sobre os serviços de proteção que o governo oferece às mulheres, principalmente. É uma prova de que está havendo uma desnaturalização em relação à violência doméstica e familiar", destacou.

Aparatos de proteção e acolhimento - "Somos a unidade da Federação mais bem equipada para fazer esse tipo de atendimento, como constatou a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que apurou casos de agressões às mulheres. A certeza de que serão bem acolhidas, de que receberão proteção adequada, estimula as mulheres a registrar a denúncia", avaliou a secretária.

Ela lembra que a secretaria mantém equipamentos como a Casa Abrigo, que oferece acolhimento às mulheres e seus filhos; três Centros Especializados da Mulher, que dão encaminhamento ao mercado de trabalho e cursos de qualificação; e dez Núcleos de Atendimento às Famílias e aos Autores de Violência Doméstica, que visam à reeducação e responsabilização pelas violências praticadas, o que favorece a construção de alternativas para a resolução de problemas familiares.

Fora isso, a pasta promove rotineiramente os Mutirões de Informação, Formação e Cidadania, que orientam as moradoras das várias cidades do DF sobre os seus direitos e, em especial, a Lei Maria da Penha. "Além de elaborar políticas públicas de equidade de gênero, também levamos informação às mulheres de todos os cantos do DF com os nossos mutirões, as rodas de conversa, o Ônibus da Mulher e os demais eventos", finalizou a secretária Valesca Leão.


Fonte: Agência Brasília

Comentários