VERGONHA NA CARA!

Estava assistindo o fantástico e vi uma reportagem que um órgão controlador fez sobre a situação dos hospitais que põe em real perigo a saúde do cidadão brasileiro. Confesso que tive vergonha de ser Brasileiro nessa hora, como já venho tido outras vezes ao ver na mídia e nas redes sociais a escalada da corrupção nas estruturas do estado. Pessoas pobres morrendo à mingua, sem respeito à sua dignidade humana por ineficiência do estado na promoção constitucional da saúde ao cidadão. O volume de dinheiro que transita no nosso sistema único de saúde (SUS) é extraordinário e talvez seja o maior orçamento público que os governos, em todos os níveis, manipulam no Brasil.

Então surge uma pergunta que não quer calar na mente de todo brasileiro: para onde vai essa montanha de dinheiro? Fácil de responder. Um grande volume de recursos vai para a corrupção e a outra parte perde sua eficiência e eficácia pela falta de competência gerencial dos nossos líderes governamentais. E o mais irônico de tudo é que ninguém é responsabilizado por isso. Vivemos numa nação que os poderosos são quase imunes às leis e não são responsabilizados por tamanho desvio ou desperdício de recursos públicos.

A impunidade é um dos fatores que mais retroalimentam a criminalidade e a violência. Quando o povo percebe essa incapacidade do estado em punir os desvios de caráter/conduta das pessoas que deveriam, por dever de oficio, zelarem pela res pública e devolverem esses recursos públicos (arrecadados a título de impostos) em benefícios para o cidadão, principalmente, naquelas atividades que são próprias de estado tais como: educação, saúde, transportes, segurança pública, Justiça, segurança alimentar e desenvolvimento social.

Essa corrução endêmica que vemos assolar nossa nação cria um ambiente propicio para deixar o cidadão num processo de exclusão dos seus direitos e, por consequência, se revoltam e protestam como faz a maioria da população brasileira desde o ano passado quando foi às ruas do nosso país. Não aguentamos mais a baixíssima qualidade dos nossos serviços públicos e não vemos a menor intenção/reação dos nossos governantes em reverter esse quadro caótico de falta de eficiência e eficácia da gestão pública, do estabelecimento de uma nova cultura de gestão do estado e de uma “accountability” social da administração pública.

A velha solução adotada foi a de dar pão e circo para o povo como faziam os governantes da Roma antiga. Mas esses governantes descompromissados com a causa pública esqueceram que, foi exatamente por isso, que o maior império da antiguidade sucumbiu e se transformou em cinzas pela força do povo. Sou brasileiro e gosto do futebol, mas nossos líderes políticos usaram esse gostar do brasileiro pelo futebol, pentacampeão do mundo, para calar o grito da cidadania pela efetividade e qualidade dos nossos serviços públicos e pelo fim da corrupção na prática politica brasileira. O grito da cidadania pela adoção de uma nova forma de se fazer politica no Brasil foi dado e, mais uma vez, nossos falsos líderes fizeram de conta que não ouviram o clamor das ruas. E ao invés de tomarem medidas para atenderem as demandas do povo, aumentaram a propaganda governamental e querem que o cidadão brasileiro, pela força da propaganda enganosa, pense que está tudo resolvido como num passe de mágica.


Mas, o povo mudou e não vai mais se deixar enganar por esse processo de demagogia politica. Mesmo que silenciem a nossa mídia convencional através de volumosas verbas da propaganda governamental, mas ainda teremos as mídias sociais para denunciarem todas as mazelas e toda a corrupção. O povo pode agora saber em tempo real o que está acontecendo no Brasil e no mundo. O povo está instrumentado e interconectado e os políticos ainda não perceberam essa mudança vital. Talvez seja por essa causa que o governo do PT quer censurar as mídias sociais e a internet, porém não vamos esquecer-nos de cada escândalo e vamos dar nossa resposta definitiva e contundente a esses falsos líderes e falsos governantes na hora mais apropriada, nas próximas eleições.

Não iremos esquecer os milhões de dólares referentes às dividas de Países que foram perdoadas pelos nossos dois últimos Presidentes, apesar de terem tiranos governando esses países pela força de regimes totalitaristas. Não esqueceremos também dos novecentos milhões de reais que foram doados a Cuba para seu governo construir o Porto de Mariel, enquanto os nossos portos estão com instalações e equipamentos anacrônicos, com suas gestões sem efetividade, prejudicando as exportações dos nossos produtos para o exterior. Por essa razão perdemos competitividade nos preços das nossas exportações no mercado mundial. Vamos lembrar também do sucateamento das nossas forças armadas, do mensalão e de outras mazelas e escândalos que se fossemos escrever levaríamos vários dias e consumiríamos um sem numero de laudas de papel A-4.

Bilhões de reais foram parar no lodo da corrupção. Nossos estádios estão entre os mais caros do mundo. Circula na internet um comparativo das despesas realizadas nas três ultimas copas do mundo de futebol e essa que estamos realizando vai custar mais que as três ultimas juntas! Enquanto isso nossas escolas, nossos hospitais, nossos sistemas de transportes públicos e a segurança pública em todos os recantos do Brasil estão em estado critico de calamidade colocando a vida de milhares de pessoas em risco. Chega a ser humilhante para todos os brasileiros que pagam os maiores impostos do planeta e que não suportam mais constatar tanta corrupção e tanta desfaçatez dos nossos agentes públicos e políticos.

Venderam a nossa soberania ao editarem a lei geral da copa dando totais garantias de lucro para a FIFA que é a responsável pela Copa do Mundo. Diga-se de passagem, que nossos empresários, nossos geradores de riquezas, jamais tiveram tantas garantias e apoio governamental com deram à FIFA, inclusive algumas inconstitucionais no meu entendimento. Estamos também presenciando a escalada da corrupção em níveis quase endêmicos que se institucionalizou nesse governo do PT, esfacelando a nossa maior empresa pública que é a PETROBRAS. Bilhões e bilhões de dólares foram apropriados ilicitamente por esse sistema de corrupção e geraram prejuízos incalculáveis para o nosso país.

A PETROBRAS que era uma das 10 maiores empresas do mundo caiu para a 120ª posição e encontra-se com um nível de endividamento quase beirando a falência, só não vai falir porque esses incompetentes governantes vão fazer emissão de moeda e aumentar, exponencialmente, as nossas estratosféricas dividas interna e externa e, tudo isso, circula na mídia convencional e em todas as mídias sociais do planeta. Nossa imagem perante as nações mais desenvolvidas do mundo se diluiu em cinzas, só sobrou a fanfarronice desse governo que ainda teima em manipular os fatos e as noticias e quer censurar a internet para desinformar a opinião pública.

A sanha de destruição das instituições da nação brasileira e dos nossos valores é o único legado que o Partido dos Trabalhadores (PT) vai deixar para as gerações futuras. Até as ditas conquistas sociais que, no meu entendimento, se constituiu apenas na adoção de uma bolsa esmola para o cidadão é algo que devemos refletir bastante e dar nossa resposta em outubro próximo por ocasião da nossa eleição para Presidente, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Estaduais. Vamos nos informar sobre a historia dos candidatos e da experiência administrativa que tiveram. Vamos pesquisar nos cartórios e varas criminais, nos tribunais superiores e nos processos que correm no Supremo Tribunal Federal. Como resposta a esse estado de desordem vamos mudar o governo que está no poder e os seus integrantes tanto nas eleições proporcionais como nas majoritárias. Vamos renovar nossas representações politicas numa proporção jamais vista na historia política do Brasil.

Vamos por ocasião da realização da copa colocar nas janelas das nossas residências e nos nossos carros, bandeiras na cor preta ao invés da cor verde e amarelo para formalizar nosso protesto contra a forma de como foi concebida e de como se organizou essa copa. Vamos transformar o “pão e o circo” que esse governo quis dar para nossa gente num primeiro protesto e do que iremos, definitivamente, fazer como protesto final na eleição de outubro. Em outubro vamos derrotar aqueles que querem transformar o Brasil numa Venezuela Bolivariana ou numa Cuba Comunista. Vamos derrotar aqueles que querem destruir a instituição família que é a célula mãe da nossa sociedade. Vamos derrotar aqueles que querem destruir nossas instituições republicanas, nossas forças armadas, nossa democracia, nossos valores, nossa liberdade e a propriedade privada.

Por último, vamos deixar bem claro que não queremos mais ter vergonha de ser brasileiros e vamos escrever com todas as letras o que queremos e, principalmente, o que não queremos na nossa cena politica. Vamos começar a banir a corrupção da práxis politica do país. Vamos dizer em alto e bom tom que o povo exige respeito por parte dos seus Governantes e das Autoridades do Estado Brasileiro. Vamos deixar claro de uma vez por todas que a Democracia é a base do nosso regime politico, a nossa forma de governo é Republicana, o nosso sistema de governo é Presidencialista e que a lei é o nosso contrato social como norma balizadora de convivência da nação e, que, não queremos importar o socialismo ou o comunismo que só geram tirania, falta de liberdade e miséria aonde foram instalados. Que vamos fazer valer o lema que está inscrito na nossa bandeira que é a ordem e o progresso da nossa pátria. Vamos ecoar em todos os recantos da nossa nação que todo o poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido e, não para a locupletação ilícita de partidos que querem se perpetuar no poder e de políticos corruptos sem caráter.

Em razão da vergonha que sinto e que grande parte do povo também deve sentir de ser brasileiro, esse mesmo povo, através da “ultima ratio” da cidadania que é voto, irá em outubro, se penitenciar com sua consciência cívica e exercer sua soberania popular para determinar que: para alguém querer possuir a condição de cidadão ou pertencer às estruturas do estado terá que ter como condição “sine qua non” o prescrito na Constituição atribuída a João Capistrano Honório de Abreu: Artigo 1º – Todo brasileiro fica obrigado a ter vergonha na cara. Parágrafo Único – Revogam-se as disposições em contrário.
Wellington Corsino do Nascimento


Por Cris Oliveira... Blog da Cris

Comentários