Venda da Papuda abre crise e agentes penitenciários aprovam greve geral

Os agentes de atividades penitenciárias aprovaram uma greve geral nesta terça-feira 3. A categoria promete lutar contra a privatização da Papuda, defendida em projeto do governador Agnelo Queiroz.

A paralisação foi definida em assembleia e vai vigorar a partir da próxima semana. Com a greve, o trabalho no Complexo Penitenciário da Papuda e demais unidades prisionais ficará prejudicado.

Segundo Leandro Allan, presidente do sindicato da categoria, ficam suspensos os serviços de recebimento de advogados, escoltas judiciais e visita a presos.

Além do cancelamento da portaria que visa implantar uma parceria público privada no sistema penitenciário, os agentes penitenciários cobram melhoria de condições de trabalho e investigação de casos de assédio moral.

Leandro Allan classificou como temerária a implantação de PPP no sistema penitenciário.
- Só existe um presídio deste modelo no Brasil, em Minas Gerais, e está sendo questionado pelo Ministério Público, disse.

Ainda segundo Leandro Allan, os agentes também sofrem com a defasagem de servidores, o que se torna um problema crítico na Papuda, gerando prejuízo no andamento das atividades, como qualidade no atendimento a visitantes e a própria segurança nas unidades prisionais.


Fonte: Notibras

Comentários