Sindicato entra na Justiça para fazer Detran pagar férias atrasadas

O Sindicato dos Servidores do Detran-DF (Sindetran-DF) entrou nesta terça (13) com um mandado de segurança contra o Detran-DF e o GDF
O órgão que representa os servidores da autarquia alega que o Detran tem dinheiro em caixa e, mesmo assim, não pagou as férias de 408 funcionários que tiraram o período de descanso em janeiro. Ao todo, o Detran-DF reúne 1.400 servidores.

Segundo documentos apresentados pelo Sindetran (veja abaixo), o órgão do DF tem disponível 134,5 milhões de reais (veja documento abaixo). “Os servidores estão decepcionados porque sabem que há recurso, mas o governo não se movimentou para fazer o pagamento”, disse o presidente da Federação Nacional dos Sindicatos dos Detrans, Eider Marcos Almeida. Ele sustenta que, embora a quantia arrecadada com multas tenha destinação específica para engenharia, educação e fiscalização, as outras rubricas estariam desobrigadas e deveriam servir para quitar a dívida com a categoria.

Na ação apresentada ao Tribunal de Justiça do DF e Territórios, os sindicalistas pedem o pagamento das férias dos servidores em até 24 horas. O valor devido a esses trabalhadores chega a 1,2 milhão de reais.


De acordo com Eider, é a primeira vez que os funcionários do Detran-DF enfrentam atrasos no pagamento de benefícios. Ele informa também que no Paraná, o governo precisou dividir o 13º salário em quatro parcelas por dificuldade de acertar as contas com os servidores.


Fonte: Blog Grande Angular, por Lilian Tahan 

Comentários