RENATO LIMA: “não pedi para ser secretário de saúde”

Por conta das especulações de setores da imprensa dando conta de um plano por parte de alguns distritais para derrubar o atual titular da pasta da saúde e substituí-lo pelo médico Renato Lima, o blog buscou ouvir mais de um lado, como manda o bom jornalismo, para esclarecer este e outros pontos referentes ao que se tem noticiado.
Ao blog, o Dr. Renato Lima esclareceu que, recentemente, o seu irmão e também médico David Lima, que foi candidato a deputado estadual pelo vizinho estado do Goiás, e que tem como uma de suas bases eleitorais a cidade de Planaltina/GO, reuniu-se como algumas lideranças locais para falar do que todo ator político fala: política.
“Como o meu irmão é médico aqui no DF e mantém ótimos relacionamentos com lideranças também daqui, compareceram a esta reunião diversos deputados distritais e um senador”. Ainda segundo Dr. Renato e, também, pelo que este blog apurou, a pauta do encontro foi 100% política e, claro, as análises, avaliações e conjecturas sobre os diversos cenários no DF e no Goiás.
Quando o assunto entrou na saúde pública, alguém citou que o atual titular da pasta da saúde, estaria sofrendo muitas críticas e da possibilidade de o governado Rollemberg indicar outro para o seu lugar.
Lembrado pela boa gestão

O médico Renato Alves Teixeira Lima, não é apenas membro de uma família de vários e conceituados médicos. É, também, um referencia em cirurgia bariátrica na região. Além disso, ele foi Diretor do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), em 2010 e de 2013 até janeiro de 2015.
Por conta disso, quando os presentes tratavam de saúde pública seu nome foi lembrado e quando indagado se toparia, caso o governador Rollemberg, em algum momento de seu governo, o indicasse para a pasta, Renato Lima teria declarado que virou diretor do HRAN sem nunca ter planejado, “fui convidado, para minha surpresa, pelo então secretário e topei o desafio. Acho que me sai bem, não vejo motivo para, se isso de fato aconteça, para eu recusar”.
Avaliação positiva entre os colegas
Este blog procurou alguns colegas do médico, sobre esses períodos e ouviu coisas do tipo: “Quando o Renato assumiu lá, eram realizadas cerca de 260 cirurgias por mês, quando ele saiu já fazíamos mais de mil. Claro que isso incomodou muita gente, mas se a gente for se preocupar com isso, não faz nada de bom nesta vida” (…) “Ele participou ativamente do CRMDF, naquela que foi considerada a melhor gestão da entidade. É um cara do bem. Sei que ele desagradou muita gente com seu jeito sério de gerir a coisa pública lá no HRAN e fazer funcionar que não funcionava antes. Mas é assim mesmo, ser humano é complicado”.
Sobre denuncias em sua gestão
Indagado pelo blog sobre denúncia de que teria respondido processo administrativo, Renato Lima declarou que tratava-se de uma denúncia infundada de nepotismo. “Minha irmã, que é médica do GDF e já trabalhava no HRAN, continuou quando virei gestor de lá. Pelo fato de ser minha irmã, eu afastá-la de suas atividades, como servidora concursada seria apenas uma punição a quem nunca cometeu desvio algum. O processo era tão frágil que foi arquivado pelo próprio Corregedor por falta de consistência. Fora isso, não existe nada contra a minha pessoa”.
“Outra acusação infundada que me fazem, é a de que eu exerceria minha atividade de cirurgião em horários incompatíveis. O que não é verdade, pois antes mesmo de assumir o cargo comuniquei ao secretário que não deixaria de exercer minhas atividades, e que o faria fora do meu horário de gestor, o que desafio alguém provar o contrário”.

Fonte: Blog do Professor Chico

Comentários